O projecto Rádio Miúdos, com pouco mais de seis meses de vida, foi distinguido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal com o primeiro prémio, no valor de três mil euros, do concurso de empreendedorismo “Canvas – Projetos Que Marcam”.

A rádio miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças que iniciou as emissões experimentais em Novembro de 2015. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/7 dias por semana.

Este projecto também já foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na última edição do concurso FAZ-IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA 2015, um concurso de empreendedorismo social na diáspora.

A Rádio Miúdos destina-se a todas as crianças, pais e educadores, portugueses ou luso-descendentes que vivem em Portugal, no estrangeiro e nos PALOP e pretende ser uma rádio com conteúdos, música, linguagem e informação adaptados às idades de cada um. Ao mesmo tempo, pretende combater o “desamparo da língua” com que muitos emigrantes se deparam quando passam a residir no estrangeiro.

A Rádio Miúdos vem preencher uma lacuna no panorama da língua portuguesa, assumindo-se como um ponto de encontro e uma ferramenta para que as crianças emigrantes, espalhadas pelo mundo, possam praticar a língua e ter contato com a cultura mantendo a ligação a Portugal.

O prémio do concurso de empreendedorismo “Canvas – Projetos Que Marcam” foi atribuído por um júri constituído por Amadeu Paiva (Professor da Universidade Autónoma de Lisboa), Filipe Santos (Presidente da Portugal Inovação Social e Professor Visitante de Empreendedorismo Social na Católica-Lisbon) e António Saraiva (Presidente da CIP).

Em comunicado, a organização escreve que as emissões da Rádio Miúdos “contribuem para que as crianças das comunidades emigrantes possam praticar a língua e ter contacto com a cultura, mantendo assim a ligação a Portugal”.

Ouça aqui a Rádio Miúdos