Na seleção de 20 regiões europeias ao programa RegHub, o Comité das regiões selecionou o ALENTEJO, única região portuguesa, como uma das regiões piloto na implementação de políticas públicas europeias através de redes de dimensão regional sob o programa RegHub com o objectivo de valorizar a importância das redes regionais de parceiros, o sua relevância na governancia regional e o seu impacto na implementação de políticas públicas de dimensão Europeia.

O Comité das Regiões Europeu é uma instituição europeia composta por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos países da UE. O Comité das Regiões Europeu proporciona um espaço de partilha de opiniões sobre a legislação europeia com impacto direto nas regiões e nas cidades. Através do Comité das Regiões Europeu as regiões e as cidades têm voz ativa no processo legislativo europeu, garantindo esta instância que os interesses e as necessidades das autoridades regionais e locais são devidamente considerados.

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento regional do Alentejo, promoveu a eleição do Alentejo como região europeia piloto no quadro do programa RegHub, contando para o efeito com a colaboração dos seus acionistas que emitiram inúmeras cartas de Suporte, confirmando assim a sua participação nas redes regionais de governancia relevantes para a implementação de políticas públicas alinhadas com as estratégias europeias.

Para além do Alentejo, forma selecionadas as regiões de: Bozen; Brandenburg; Bretagne; Dubrovnic-Neretva County; Flanders; Hauts-de-France; Helsinki-Uusimaa; Ialomita County; Limburg; Madrid; Mazowieckie Voivodeship; North Rhine-Westphalia; Northern and Western Region; Oberösterreich; Thessaly; Umbria; Valencia; Vorarlberg: Zachodniopomorskie.