O ano de 2017 vai trazer uma série de tendências que vão mudar o mundo das viagens tal como o conhecemos. Segundo os especialistas da área, algumas empresas inovadoras e aplicações e produtos surpreendentes vão fazer a diferença no ano que aí vem. A declaração de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável pela Organização Mundial do Turismo vai ser determinante, potenciando o aparecimento de iniciativas ecológicas e viagens sustentáveis. Mas o próximo ano não viverá só de turismo responsável ou ferramentas inovadoras e há outras tendências que estão a ser desenhadas no horizonte.

  1. Turismo responsável

As mudanças globais afetam-nos a todos e cada vez mais viajantes ganham consciência de como as suas ações influenciam o rumo do planeta. 2017 foi nomeado o “Ano Internacional do Turismo Sustentável pela ONU” como uma oportunidade única para promover o contributo do setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade – económica, social e ambiental.

Com o crescente interesse do consumidor e da indústria pelo ecoturismo, agentes e operadores terão a preocupação de incorporar práticas responsáveis e incentivar os turistas a planear viagens de impacto ambiental reduzido. Ficar mais perto de casa, diminuindo a pegada de carbono, ou selecionar hotéis e restaurantes com práticas sustentáveis, são algumas das mudanças a que poderemos assistir.

  1. Era da inteligência artificial

A inteligência artificial está a tornar-se realidade e o conceito de plataformas com mensagens em tempo real e tecnologia de automação personalizada começam a fazer sentido. Hoje em dia é possível utilizar a inteligência artificial de ajuda pessoal do Google ou o Siri (aplicação que usa processamento de linguagem natural para responder a perguntas, fazer recomendações e executar ações). Isto tem o potencial mudar a forma como as pessoas procuram e reservam as suas viagens.

Outras ferramentas de inteligência artificial a conhecer incluem a Lola, uma aplicação de viagem on-demand que permite pesquisar ou reservar planos de viagem no momento, e a Expedia, que planeia lançar uma plataforma de inteligência artificial para mensagens pessoais e assistência ao cliente.

  1. Smartphones e marketing digital

Não é surpreendente que os turistas em 2017 continuem à procura de novas formas de documentar as suas viagens e que o façam utilizando os dispositivos móveis à sua disposição, tecnologicamente cada vez mais evoluídos. Capturar as fotos de férias perfeitas é cada vez mais fácil graças a uma série de aplicações sofisticadas e inteligentes que permitem capturar imagens de qualidade profissional, como o Snapseed ou VSCO, que ajudam à edição dos registos.

A partilha destas imagens pelas redes sociais é uma tendência da qual os operadores turísticos e os prestadores de serviços podem beneficiar, já que é a ferramenta de marketing digital perfeita. A criação de conteúdo gerado por utilizadores vai ao encontro das estratégias de comunicação e esforços promocionais dos agentes.

  1. Lugares em risco de extinção

Os destinos em risco de desaparecer vão ter um aumento na afluência turística. Nota-se uma urgência em ver lugares antes que eles sejam completamente mudados, como é o caso do Ártico ou da Antártida, destinos populares e muito afetados pelas mudanças climáticas. Outro destino é a Grande Barreira de Coral na Austrália, procurado pelos viajantes de aventura que desejam ver o coral antes que desapareça ou mude completamente.

  1. Turismo gastronómico

O turismo gastronómico tornou-se uma tendência emergente a nível mundial e em 2017 os especialistas acreditam que vai crescer. As experiências gastronómicas não se limitam a jantar fora, mas incluem cursos de culinária, passeios agrícolas e os clássicos mercados de produtos alimentares. Estas experiências estão intimamente ligadas à cultura do local e muitos viajantes consideram que é uma das melhores maneiras de conhecer a história do lugar visitado.

  1. Turismo de aventura

De acordo com os especialistas, uma das grandes tendências para o próximo ano é o turismo ativo e de aventura. As experiências de aventura incluem atividades como um safari africano, natação com tubarões baleia no México ou na Austrália ou caminhadas nos Alpes suíços.

A América do Norte e a América do Sul são os destinos de aventura mais procurados e nota-se o crescente interesse entre os viajantes por uma experiência mais personalizada e de pura aventura.

  1. Viajante feminino a solo

Hoje, 80% das decisões de viagem são tomadas por mulheres. As mulheres lideram o caminho no que toca ao plano e decisão sobre as férias e a indústria do turismo sabe-o bem. Hoje as mulheres viajantes são ousadas, independentes e procuram explorar novas experiências. O número de turistas femininos que viajam a solo tem tendência a aumentar e não segundo o estereótipo expetável. Esqueça o hotel de 5 estrelas e o spa, as mulheres procuram aventura real e uma experiência personalizada. Prevê-se que em 2017 esta tendência continue a ganhar relevo.

Fonte da notícia: blog ipdt