Assim somos. Gostamos de nos dar, de receber bem, de ter uma franca conversa e de degustar gastronomia, farta !

-As iscas com elas !

-O bacalhau com todos !

A religião de mão dada com aquela – as barrigas de freira, os papos de anjo, o pudim abade de priscos, o licor de Singesverga , degustamos os frutos as compotas desde o tempo da Abadia Cisterciense, de Alcobaça!

Gostamos de tomar uma bica.

Festejamos os santos populares, saltamos as fogueiras, apreciamos a sardinha assada acompanhada de salada de pimentos e tomate e batata cozida. Degustamos os nossos magníficos vinhos.

Somos um povo alegre, fazemos as vindimas no Douro, nas Beiras e Alentejo, arrancamos as batatas, sachamos o milho – As desfolhadas !…

Tudo acompanhado com muita música (violas, bombos, concertinas e cavaquinhos …), danças e cantares tradicionais com gente trajada com roupas coloridas.

Vamos a romarias, como a da Senhora dos Remédios  (Lamego ), a da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, onde sobressaem a beleza e a riqueza das mordomas.

Os portugueses são empenhados e magníficos anfitriões. Fazemos questão de estar presentes, apesar da distância a que muitos se encontram , em casamentos, baptizados e funerais dos nossos entes queridos .

Somos predominantemente católicos, veneramos e estendemos a nossa fé a terras longínquas.

O povo português é um povo que sente o sofrimento dos outros, como se fosse o seu.

Temos um espírito solidário como poucos .

Gostamos de saber acerca da vida do vizinho, apreciamos uma boa anedota, temos sempre uma resposta pronta e uma solução para qualquer problema …

Somos bons no improviso, em fazer tudo à última hora e chegamos, invariavelmente, atrasados aos encontros.

Brincamos muito, adoramos o futebol, viajar e ir à praia são um prazer !

Adoramos fazer “pontes” e ir à festa na aldeia .

Aproximam-se dias de grande alegria! Os nossos emigrantes regressam! As aldeias e vilas adquirem um colorido único que se traduz em longas conversas e risos, sob o olhar atento e feliz dos mais velhos.

É tempo de celebrar a vida, a prosperidade !

Viva Portugal!