Um grupo de cinco bombeiros angolanos, proveniente do Zango, aterrou hoje em Portugal, para rumar a Chaves, com o objetivo de receber formação por parte de congéneres portugueses.

A partilha de conhecimentos e experiências decorre até dia 4 de abril, nas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses.

A iniciativa de cooperação entre as entidades portuguesa e angolana partiu de um convite endereçado pelo comandante dos Bombeiros Voluntários Flavienses, José Lima: “Esta experiência será certamente tão enriquecedora para os nossos convidados como para nós, que teremos muito a aprender com esta partilha de conhecimentos. Eu fico particularmente satisfeito por os nossos colegas do Zango terem aceite o convite, uma vez que sou natural de Angola e um angolano do coração”, explica.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses é uma das mais antigas entidades do género em Portugal, que este ano assinala 130 anos de existência. O corpo de bombeiros desta associação, composto por cerca de 90 homens e mulheres, desenvolve várias atividades na área saúde e do combate a incêndios urbanos, florestais e industriais.