Foi hoje publicada, em Diário da República, a Portaria que procede ao reconhecimento da Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro – CPCIRJ – como câmara de comércio e indústria portuguesa no estrangeiro.

“A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, pessoa coletiva estrangeira, com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem um papel muito relevante na expansão das trocas comerciais e intensificação das relações económicas entre Portugal e o Brasil” refere o preâmbulo daquele diploma legal.

O texto hoje publicado sublinha ainda que “é um parceiro fundamental da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., na promoção da internacionalização das empresas e da economia portuguesa no mercado do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil”

Fundada em 1911, a CPCIRJ é a primeira Câmara de Comércio Portuguesa do mundo fora de Portugal.

Com o foco no incremento das relações comerciais, tecnológicas, sociais e culturais entre Portugal e o Rio de Janeiro, a CPCIRJ visa apoiar a realização de negócios internacionais, “aproximando empresas que buscam uma inserção competitiva no cenário global”

Nesse sentido, a CPCIRJ assume, crescentemente, um papel preponderante no estreitamento das relações económicas desenvolvidas entre Portugal e o Brasil.

“Os elementos comuns que aproximam os dois países, sobretudo o idioma, a cultura e a história, favorecem claramente a consecução de novos negócios e a geração de oportunidades promissoras. Some-se, a isso, a localização privilegiada de Portugal, considerado a “porta de entrada” na Europa, o que permite o desenvolvimento de estratégias de internacionalização em relação a toda a União Europeia, em função da existência de um espaço económico comum”

Realização de Eventos, Internacionalização, divulgação de oportunidades de negócios são algumas das principais atribuições da CPCIRJ

Logo

A CPCIRJ realiza diversos eventos anualmente, entre seminários, workshops, cafés-da-manhã, almoços-palestras, conferências, missões empresariais tanto no Brasil como no exterior, além de formatar eventos especialmente para empresas associadas.

Os eventos têm como principais objetivos debater ideias, promover networking e fomentar negócios, visando a promoção das empresas portuguesas e de um novo Portugal.

Os palestrantes possuem grande expertise em suas áreas de atuação, trazendo relevantes temas para debate com os associados da Câmara. Inúmeros desses eventos contam com a participação de autoridades governamentais municipais, estaduais e federais, além de executivos, especialistas e acadêmicos de destaque no cenário nacional e internacional.

Para melhor conhecer os eventos promovidos pela CPCIRJ e para obtenção de mais informações entre em contato conosco através do email eventos@camaraportuguesa-rj.com.br ou pelo telefone (21) 2533-4189.

As missões empresariais e comerciais têm como objetivo reunir empresas de ambos países, interessadas em ampliar os seus negócios e buscar o contato com novos mercados, auxiliando, desta forma, a expansão e a consolidação da presença das empresas portuguesas no mercado local e global.

A CPCIRJ disponibiliza ainda serviços de Divulgação nos meios de comunicação : Website, Boletim Informativo Semanal, publicação de artigos, envio de e-mail marketing para uma extensa lista de contatos, apoio na assessoria de imprensa.

Trabalha igualmente no sentido de promover ações de Networking e Parceria para facilitação de contatos, criação de interação e sinergia entre os associados da Câmara, bem como, novas empresas e empresários que pretendam expandir e,ou gerar novos negócios.

No que respeita à Internacionalização, divulga oportunidades e tendências, oferecendo uma melhor visão sobre quem são os atores de um determinado segmento de mercado, na obtenção de potenciais parceiros, indicação e localização de empresas, informações gerais, econômicas e comerciais.

A CPCIRJ também divulga oportunidades de negócios, nos mais variados setores de atividade na plataforma interativa do Website da Câmara.

Clique na imagem para conhecer melhor a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro

Logo