Canadá é um país que  se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo. As duas línguas oficiais do Canadá são o inglês e o francês.

O país tem 33 476 688 habitantes (2011). As cinco maiores cidades são:

  • Toronto: 2 615 060
  • Montreal: 1 649 519
  • Calgary: 1 096 833
  • Ottawa: 883 391
  • Edmonton: 812 201

O Canadá é um dos países com o maior rendimento per capita, e é membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do G8. Em 2009, a taxa de desemprego nacional do Canadá era 8,6%. 

O país é bastante díspar no que toca a economia e fontes de rendimento. Tendo diversos tipos de terrenos, tendo culturas diversificadas, dependendo da região, as oportunidades e áreas de referência são diferentes. No século XX, o crescimento da manufactura, minas e do sector de serviços transformou o país de uma economia basicamente rural para uma economia muito mais industrial e urbana. Como outros países desenvolvidos, a economia canadiana é dominada por serviços, que empregam cerca de três quartos dos trabalhadores. O Canadá é incomum entre os países desenvolvidos devido à importância do sector primário na sua economia, sendo as indústrias da madeira e de petróleo duas das mais importantes do país.

O Canadá é um dos poucos países desenvolvidos que são exportadores líquidos de energia. A costa atlântica do Canadá e a província de Alberta têm vastas jazidas de gás natural e petróleo em alto-mar. A imensa reserva das areias betuminosas do Athabasca dá ao Canadá a segunda maior reserva de petróleo do mundo, a seguir à da Arábia Saudita.

O Canadá é um dos maiores fornecedores mundiais de produtos agrícolas. As pradarias do Canadá são grandes produtoras de cereais. O Canadá é o maior produtor mundial de zinco e urânio, e é uma fonte global de muitos outros recursos naturais, como o ouro, níquel, alumínio e chumbo. Muitas cidades no norte do Canadá, onde a agricultura é difícil, são sustentáveis por causa das minas próximas ou pela extensa quantidade de madeira. O Canadá também tem um sector industrial bastante grande centrado no sul de Ontário e de Quebec, com os sectores automóvel e aeronáutico representando indústrias particularmente importantes.

Com uma história bastante ligada à emigração portuguesa, o Canadá é um dos países mais apetecidos e com uma das maiores taxas de emigração lusa. Ainda hoje, o país tem muitas oportunidades e precisa de muita mão-de-obra para diversas áreas, sendo um país bastante acolhedor e com muitas políticas de imigração.

Diferença nos custos de vida entre Portugal e o Candá – em média (fonte: numbeo):

  • Preços para o consumidor no Canadá são 33,50% mais caros do que em Portugal
  • Preços de aluguer no Canadá são 66,04% mais caros do que em Portugal
  • Restaurante: Os preços no Canadá são 46,03% mais caros do que em Portugal
  • Mercearia: Os preços no Canadá são 68,11% mais caros do que em Portugal
  • Poder de compra local no Canadá é 97,14% maior do que em Portugal