Quantos são e onde estão os cientistas Portugueses espalhados pelo mundo? Quem são e em que áreas de investigação trabalham?

No próximo dia 20 de Novembro o Observatório Astronómico de Lisboa vai ser palco de uma Conferência que pretende dar resposta a estas questões.

Inserido no âmbito das comemorações do mês da Educação e da Ciência, este evento servirá para uma breve apresentação do mapa e dos números da diáspora científica portuguesa, a partir da rede GPS – Global Portuguese Scientists, que agora celebra o primeiro aniversário.

Aos números somam-se as vivências de três cientistas portugueses a residir no estrangeiro, com contribuições de alto valor no panorama científico nacional e internacional.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dá o mote à reflexão sobre o tema, dirigindo-se, no encerramento, aos cientistas portugueses.

Fonte: Fundação Francisco Manuel dos Santos

A rede GPS – Global Portuguese Scientists é uma plataforma digital para sabermos quantos são, onde estão e como são os percursos dos cientistas portugueses espalhados pelo mundo. Tem como objectivo fomentar a colaboração entre cientistas portugueses que trabalham em diferentes países. Para aproximar a diáspora científica da sociedade portuguesa, de modo a aumentar a sua visibilidade e reconhecimento em Portugal.

 

A rede GPS-Cientistas Portugueses no Mundo