O evento decorre de 4 a 7 de novembro e já esgotou oficialmente os bilhetes este fim de semana. Entre os muitos oradores, a abertura conta com o norte-americano que denunciou as práticas de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA e Edward Snowden como estrela de cartaz.

Muitos participantes já chegaram a Lisboa no fim de semana, mas é hoje que começa o Web Summit, a cimeira tecnológica que se realiza em Lisboa pelo quarto ano consecutivo, atraindo milhares de pessoas ligadas à economia digital à cidade.

“Esperamos 70 mil participantes, incluindo 1.800 ‘startup’, 1.500 investidores e dois mil membros de ‘media'” refere Paddy Cosgrave, co-fundador e CEO da Web Summit que revelou que a edição de 2019 está também focada nas alterações climáticas.

Edward Snowden vai participar por videoconferência, uma vez que se encontra asilado na Rússia, para onde fugiu depois de ter revelado informação confidencial e ser procurado pela justiça norte-americana.

A dimensão do evento e o número de participantes tem vindo a crescer gradualmente. Em 2017, o evento teve 59.115 participantes, mais do que os 53 mil de 2016, o ano da primeira edição do Web Summit em Portugal. No ano passado houve 69.304 participantes de 159 países diferentes. Os quatro dias de conferência receberam 1.200 oradores, em 24 palcos, 1.800 start-ups e mais de 1.500 investidores de tecnologias.

A maior conferência da Europa em tecnologias

Web Summit (originalmente Dublin Web Summit) é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. A empresa foi fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey. O tema da conferência é centrado na tecnologia da internet e os participantes vão desde empresas da Fortune 500 até às pequenas empresas de tecnologia. Este contém uma mistura de CEOs e fundadores de start-ups tecnológicas em conjunto com uma série de pessoas da indústria de tecnologia global.

Nos primeiros cinco anos o evento foi realizado em Dublin, Irlanda. Em setembro de 2015 Paddy Cosgrave, co-fundador e CEO da Web Summit, anunciou que o evento seria realizado pela primeira vez em Lisboa em 2016, o que veio a suceder até este ano.

Após três edições realizadas em Lisboa, a Web Summit e o Governo Português anunciaram, em Outubro de 2018, uma parceria a 10 anos que permite manter a conferência na capital Portuguesa até 2028.

Com a ajuda de O OBSERVADOR, saiba tudo sobre a Web Summit 2019