Depois do referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia, aumentou o número de pedidos de informação no Consulado de Portugal em Londres.

Para dar resposta às inúmeras duvidas e questões que são colocadas pelos portugueses residentes no Reino Unido, o Governo já fez saber que vai reforçar os meios com a admissão de mais dois funcionários para aquele Consulado. Esta medida será concretizada já na próxima sexta-feira.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, reconhece que muitos portugueses não estão inscritos nem nos serviços consulares nem nos serviços do Estado britânico e que, assim, não há número certo de quantos portugueses vivem no Reino Unido, estimando-se que haja quase 500 mil portugueses. Apesar de tudo, são milhares os portugueses que têm procurado obter esclarecimentos junto dos serviços consulares em Londres e Manchester, nomeadamente, acerca do cartão de residência permanente e possíveis efeitos do Brexit.

Aos portugueses que já vivem há mais de cinco anos no Reino Unido, os consulados estão a pedir que, por precaução, requisitem o seu cartão de residência permanente, o que lhes assegurará um conjunto de direitos neste país.