Através de um formulário, portugueses e lusodescendentes residentes nos Estados Unidos poderão descrever como a pandemia está a alterar as suas vidas e partilhar comentários, fotografias e vídeos.

O Instituto Português Além-Fronteiras, instalado na Universidade Estadual da Califórnia, lançou um projeto para registar a experiência da comunidade luso-americana durante a pandemia da Covid-19, disse à Lusa o presidente Diniz Borges.

Através de um formulário que será disseminado em vários meios, portugueses e lusodescendentes residentes nos Estados Unidos poderão descrever como a pandemia está a alterar as vidas e partilhar ideias, comentários, fotografias e vídeos.

É importante documentar as vivências das pessoas, como é que isto nos está a afetar”, afirmou Diniz Borges. “Há coisas que precisam de ser documentadas porque as pessoas põem nas redes sociais, já não guardam em álbuns, e essas coisas estão a desaparecer”.

O plano é recolher testemunhos até ao final de maio, mas o prazo poderá ser alargado enquanto a vida das pessoas continuar sob as restrições impostas para travar a propagação da doença.

Ler artigo completo em OBSERVADOR