Hoje assinala-se o Dia Mundial da Rádio, data que não poderia passar sem uma referência muito especial à Rádio Miúdos, a primeira rádio portuguesa para crianças.

Esta rádio iniciou as emissões experimentais em Novembro de 2015 e é exclusivamente on-line com emissão 24 horas/7 dias por semana.

O projeto foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na última edição do concurso FAZ-IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA 2015, um concurso de empreendedorismo social na diáspora.

Esta rádio dedica-se a todas as crianças, pais e educadores, portugueses ou luso-descendentes que vivem em Portugal, no estrangeiro e nos PALOP, partilhando conteúdos, música, linguagem e informação adaptados às suas idades.

Os responsáveis por este projeto ambicionam que a Rádio Miúdos ponha os miúdos a brincar com a própria língua desafiando-os através da palavra e da audição e não tanto pela imagem. Também pretendem combater o “desamparo da língua” com que muitos emigrantes se deparam quando passam a residir no estrangeiro e preencher uma lacuna no panorama da língua portuguesa, sendo a Rádio Miúdos um ponto de encontro e uma ferramenta para que as crianças emigrantes, espalhadas pelo mundo, possam praticar a língua e ter contato com a cultura mantendo a ligação a Portugal.

Além de poder ser ouvida no site www.radiomiudos.pt, a Rádio Miúdos também já pode ser ouvida através de uma app gratuita.

A Rádio Miúdos é uma entidade parceira da Diáspora Lusa e já faz parte do Diretóro da Diáspora.