O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em São José, na Califórnia, que a promoção da língua portuguesa na diáspora assume “cada vez maior importância”, sublinhando o papel que desempenha nas relações intergeracionais, mas também ao proporcionar uma maior abrangência de oportunidades socioprofissionais.

Paulo Teves, que falava sexta-feira para um grupo de mais de uma centena de alunos de Português naquele estado norte-americano, desafiou os jovens a “assumirem um papel mais interventivo, dinâmico e responsável nas sociedades onde estão inseridos e na ligação, que se deseja cada vez mais ativa e constante, com a Região Autónoma dos Açores”.

“A pertença, os valores, a cultura, a língua conferem aos jovens um peso cada vez maior na responsabilidade que cada um tem na construção do futuro”, afirmou o Diretor Regional.

Na sua intervenção, salientou que “não podemos apenas considerar que o ensino, a promoção e a divulgação da língua portuguesa sejam uma responsabilidade exclusiva das escolas, das universidades ou mesmo das associações comunitárias”.

Fonte: portal acores.gov.pt.

Ler notícia completa