.

O Santa Justa Hotel Rural, situado no concelho de Coruche, nasce do investimento de Jorge Soares, emigrante português a viver em Toronto há cerca de 18 anos. Desenvolvido em plena pandemia e em contexto de confinamento, iniciou as obras em novembro, para reconverter um antigo hotel encerrado há vários anos.

Tem abertura prevista para junho 2021, terá 44 quartos e vários espaços para eventos.

Natural de Leiria, foi em Coruche que surgiu a oportunidade de recuperar um espaço encerrado. No total o investimento será de cerca de 3 milhões, incluindo a aquisição do espaço e as obras de reconversão. No interior conta com uma área de 700 m2 que se podem adaptar a diferentes dimensões, assim como os espaços exteriores.

“Este era um desejo de há muitos anos. Investir em Portugal, contribuir para que o património de Portugal pertença aos portugueses. Foi um caminho difícil. Há muitos emigrantes que querem investir no país, mas desistem com os primeiros obstáculos”, afirma Jorge Soares, que já fundou três empresas no Canadá e investe agora pela primeira vez em Portugal.


A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, visitou em novembro o novo hotel (Fotografia de Telmo Ferreira, Câmara Municipal de Coruche)

Suportado pela Welcome Hospitality Management, empresa que atua na gestão de ativos hoteleiros, Jorge Soares destaca a importância deste apoio profissional, no sucesso de um investimento complexo de gerir à distância.

O empresário destaca a importância de criar apoios, em Portugal, que tragam ao emigrante segurança e soluções para investir. “As dificuldades habituais de um projeto como este são agravadas quando estamos longe, quando não sabemos resolver. Neste caso foi essencial contar com um parceiro nacional, que fez a ponte em todo o processo. Se existirem mais apoios assim haverá mais emigrantes portugueses a querer investir no seu país.”

Com a abertura do Santa Justa Hotel Rural, o município de Coruche vai duplicar a oferta de alojamento da região. O espaço será ainda um polo de emprego relevante para o município com a criação de entre 15 a 20 postos de trabalho.

Situado na localidade do Couço, o espaço fica a 1 hora de viagem de Lisboa e de Évora, e a 15 minutos da Barragem de Montargil.

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, visitou em novembro o novo hotel, numa visita a investimentos de emigrantes na região, que finalizou com a assinatura de um protocolo com o Município de Coruche para criação de um Gabinete de Apoio ao Emigrante

(Fotografias de Telmo Ferreira, Câmara Municipal de Coruche)