O bispo auxiliar de Braga D. Francisco Senra Coelho presidiu às festas de Nossa Senhora da Boa Viagem na cidade norte-americana de Newark, no estado de Nova Jersey, onde residem mais de 80 mil portugueses.

Na homilia da Missa, este domingo, D. Francisco Senra Coelho dirigiu-se à “nova geração de emigrantes” que “teve de partir por não sentir lugar nem esperança no seu País”, provocando a desertificação e o envelhecimento populacional em muitas regiões do país.

O bispo auxiliar de Braga lembrou que a nova geração de emigrantes, “apesar de bem preparada pelas Universidades Portuguesas”, tem de experimentar “trabalhos não concernentes com a sua formação académica” numa “primeira fase de integração”.

A estes jovens “saudosos da família, dos colegas e do País” D. Francisco Senra Coelho lembrou o seu lugar de “filhos e irmãos nas paróquias, que devem ser comunidades de acolhimento e de apoio, conforme os desafios do Papa Francisco”.

Referindo-se ao Ano Santo da Misericórdia, D. Francisco Senra Coelho convidou os que participavam nas festas de Nossa Senhora da Boa Viagem a “dar graças a Deus pelo testemunho de vida de Santa Teresa de Calcutá”, que o Papa Francisco canonizou no mesmo dia.

“Animados pelo seu exemplo, os cristãos constituam comunidades onde a Misericórdia de Deus se experimenta no seu acolhimento e na sua humanização”, indicou o bispo auxiliar de Braga em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.

As festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Newark (Nova Jersey), onde é pároco o padre António Ferreira, foram este ano presididas por D. Francisco Senta Coelho, iniciaram na última quarta-feira com o tríduo preparatório e concluíram neste domingo com a Eucaristia solene, transmitida pela televisão para os EUA e Canadá.

Fonte: Agência Ecclesia