O empresário português João Pina, radicado na região de Paris, está a organizar uma Ceia de Natal para pessoas carenciadas do distrito da Guarda

Este evento, a que chamou “Criar sorrisos no interior de Portugal”, terá lugar no próximo dia 20 de dezembro, data do aniversário de João Pina. “Pretendo juntar cerca de mil e duzentas pessoas, entre idosos, crianças e outras pessoas carenciadas dos 14 concelhos da Guarda e do concelho vizinho de Mangualde”, referiu este empresário destacando ainda a presença da Secretária de Estado das Comunidades Berta Nunes.

Esta iniciativa foi também divulgada por João Pina no IV Encontro de investidores da Diáspora que decorreu em Viseu na passada sexta feira e sábado.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Joao Pina Pina, pessoas a sorrir, pessoas sentadas e fato
João Pina, com Luísa Pais Lowe, Coordenadora do GAID, no IV Encontro de Investidores da Diáspora

Mas esta não é a primeira ação solidária de João Pina. Em dezembro de 2014 organizou uma primeira Ceia de Natal, juntando cerca de 500 pessoas numa sala e à qual assistiu o então Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o então Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro.

No ano seguinte organizou um evento para 150 crianças institucionalizadas. Em 2016 e em 2018 ofereceu Cabazes de Natal a famílias carenciadas do distrito e paletes com alimentos e jogos pedagógicos.

“A par da Ceia de Natal, há outro momento que também considero muito especial: a entrega de 300 cabazes, roupas e brinquedos a famílias com dificuldades dos concelhos da Guarda e Viseu” acrescenta João Pina.