O Encontro de Negócios Luso-Luxemburguês que decorreu a 18 de agosto, em Mortágua, teve como objetivo promover parcerias entre empresários portugueses e lusodescendentes residentes no Luxemburgo e empresários da região centro de Portugal – em particular nos concelhos de Mortágua, Mealhada e Penacova -, tendo em vista o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.

De acordo com a notícia do Portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) esteve presente, através da sua coordenadora Luísa Pais Lowe, que transmitiu aos presentes a atividade realizada por aquele gabinete que, entre outros objetivos, encoraja e apoia a criação e o desenvolvimento de redes de negócios entre empresários e representantes do associativismo empresarial das comunidades portuguesas, em estreita ligação com as suas regiões de origem em Portugal.

Em representação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Luísa Pais Lowe referiu que o próximo Encontro de Investidores da Diáspora terá lugar no mês de dezembro, na região do Tâmega e Sousa. Esta iniciativa constituirá uma oportunidade para a divulgação de informação relevante sobre apoios e oportunidades de investimento, em diferentes áreas de atividade, em Portugal. Estes encontros, observou a responsável do GAID, proporcionam também um espaço privilegiado para o estabelecimento de contactos e de parcerias entre empresários portugueses da diáspora e empresários residentes em Portugal.

O Encontro de Negócios Luso-Luxemburguês foi organizado pela ACIBA (Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira), com o apoio das autarquias de Mortágua, Mealhada e Penacova, do jornal Bom Dia e da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa.