Há hoje mais três mil alunos a estudar português nos Estados Unidos do que há três anos

O número de estudantes de língua portuguesa no ensino básico e secundário dos Estados Unidos teve um “incremento muito significativo” desde 2015, de acordo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que se encontra em visita à Califórnia. Carneiro inicia o roteiro em São Francisco e segue para Hilmar onde irá reunir-se com professores de português. O número de alunos que estudam português naquele país é agora de 18.638.

O governante atribuiu o crescimento a um “conjunto de esforços” que inclui o reconhecimento do português como língua estratégica pela administração federal norte-americana e os acordos celebrados pelo Instituto Camões com escolas comunitárias, públicas e universidades.

Os números indicam que há nos Estados Unidos 406 professores a ensinar língua portuguesa no ensino básico e no secundário, e 648 cursos em 176 escolas, havendo 16 universidades a lecionar português no nível de ensino superior.

Em março, o governo nomeou pela primeira vez um coordenador-adjunto de ensino de português para a Califórnia, Duarte Pinheiro.

Ler mais em DIÁRIO DE NOTÍCIAS