Foi oficialmente apresentada a 28ª Edição da EXPOFACIC – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, que se realizará de 26 de julho a 5 de agosto de 2018.  

logo_expofacic

Considerada um dos maiores eventos do setor no país, a EXPOFACIC foi apresentada ao público no passado dia 24 de Maio e conta, desde já, com uma novidade: a estreia em Portugal de uma exposição sobre o navio Titanic.

Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, responsável pela organização do evento, adianta que a EXPOFACIC conta este ano com um orçamento de um milhão e seiscentos mil euros, estando as receitas asseguradas com a bilheteira, patrocinadores e publicidade e ainda do apoio por parte do Turismo Centro de Portugal.

A Presidente da Câmara de Cantanhede, sublinhou que a EXPOFACIC é “um dos melhores festivais do país que consegue aliar música, gastronomia, negócios e exposições e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de negócio e promoção de serviços”.

A organização acredita que a edição deste ano da EXPOFACIC será um enorme sucesso, à semelhança das anteriores, sendo de esperar um aumento no número de entradas que possa superar os números de 2017, ou seja, mais de trezentos e oitenta e cinco mil visitantes.

Idalécio Oliveira, Presidente do conselho de administração da INOVA, parceira da organização, destacou, como características diferenciadoras da Feira, os “elevados níveis de adesão do público, notoriedade a nível nacional, carácter transversal a todas as idades, destaque nos roteiros de eventos da região, concertos com garantia dos melhores artistas nacionais e internacionais, exposições temáticas, produtos gastronómicos e responsabilidade social e ambiental”.

O responsável da empresa municipal INOVA, apresentou o programa da EXPOFACIC, aproveitando para destacar a estreia nacional de uma exposição intitulada “Titanic: A Reconstrução” alusiva àquele que é considerado o navio de passageiros mais conhecido no mundo que naufragou no ano 1912. Esta exposição, que conta com a parceria do Exploratório de Coimbra e da Fundação Titanic, engloba dez núcleos instalados numa tenda com 1.500 m2. “Trata-se de uma exposição muito interessante e bem organizada, que inclui a maquete do navio em grandes dimensões”, explicou Idalécio Oliveira.

Durante onze dias a mensagem da Expofacic será a de “Sentir Portugal no Centro de Portugal”.

Localizada bem no centro da cidade de Cantanhede, a EXPOFACIC conta este ano com 500 expositores, distribuídos por uma área de 95 mil metros quadrados, incluirá 7 palcos, 15 parques de estacionamento para público em geral, autocarros e expositores, um hospital de campanha e ainda um acampamento instalado por escuteiros a cerca de 1.500 metros do recinto com capacidade para 500 pessoas

O evento tem ao serviço o “Expofacic Bus” um autocarro específico para os dias em que decorrer o certame e que assegura o transporte em 3 viagens diárias de e para Coimbra, Tocha e Praia da Tocha, Figueira, Barra, Aveiro, Mira e Oliveira do Bairro.

O bilhete diário tem um custo de quatro euros, com exceção do dia 4 de agosto, em que sobe ao palco James Arthur, e cujo a entrada tem um preço de dez euros. O passe geral custa trinta e cinco euros. (Cartaz completo em https://www.expofacic.pt/pt-pt/cartaz/)

Na sessão de apresentação da Expofacic, Pedro Machado sublinhou as potencialidades da Expofacic que, não só permite e fomenta a permanência de turistas na região, mas consegue aliar  as componentes popular, pedagógica e de formação de públicos da feira, que contribuem para o seu caráter “diferenciador”. Para além disso, o Presidente do Turismo do Centro de Portugal considerou que outro dos fatores distintivos do evento reside na possibilidade de gerar negócios.

De 26 de julho a 5 de agosto, todos os caminhos vão dar a Cantanhede

waterboys

Para além das atividades, exposições temáticas e dos produtos em exposição, os visitantes da Expofacic poderão desfrutar de um programa diversificado, com destaque para um cartaz de espetáculos do palco principal por onde passarão James Arthur (4 de agosto), Waterboys (31 de julho-na foto),  Dire Straits Experience (28 de julho), o “rapper” brasileira Marcelo D2 (27 de julho) e alguns dos mais proeminentes DJ’s.

Ana_Moura

Entre os artistas nacionais, o programa inclui, entre outros, Slow J (26 de julho), Tony Carreira (29 de julho), Piruka e HMB (30 de julho), José Cid (31 de julho) e Ana Moura (01 de agosto, na foto), Miguel Araújo e Azeitonas (03 de agosto) e Xutos e Pontapés, no já tradicional concerto de encerramento, a 05 de agosto.

Consulte AQUI todo o cartaz

 

Sê-lo Verde‘ comprova reconhecimento de sustentabilidade ambiental da Expofacic

A Expofacic é um dos festivais nacionais distinguidos pelo Ministério do Ambiente com o ‘Sê-lo Verde 2018’, programa que visa incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos, através do financiamento de medidas a adotar para esse efeito pelas entidades promotoras.

Durante a Expofacic, de 26 de julho a 5 de agosto, serão implementadas várias ações orientadas para o cumprimento dos objetivos do ‘Sê-lo Verde’, designadamente, o fomento da rede de transportes e a instalação de lâmpadas led e painéis solares em todo o recinto da Feira. Outra das iniciativas será a plantação, por cada cinquenta entradas, de uma árvore numa das zonas mais afetadas do concelho de Cantanhede, nos incêndios de 2017. A organização destaca ainda a realização de outras atividades de carácter ambiental, como por exemplo, a distribuição gratuita aos visitantes de copos reutilizáveis com água da rede

Segundo a comissão organizadora da Expofacic, a obtenção do selo verde reflete as preocupações de sustentabilidade ambiental, pretendendo-se também diferenciar o evento através de uma atitude pró-ativa na minimização dos impactos a esse nível e na sensibilização dos visitantes para a importância da preservação do ambiente em certames desta natureza.

Da lista de festivais distinguidos com o ‘Sê-lo Verde 2018’, para além da Expofacic, constam o Rock in Rio Lisboa 2018, o Meo Marés Vivas (Vila Nova de Gaia), o Nos Alive (Algés) e o Vodafone Paredes de Coura, entre outros.