Concertos de Mariza e de David Carreira e Festival Internacional do Folclore marcam a programação

A Feira de São Mateus, em Viseu, promove de sábado a segunda-feira, 13 a 15 de agosto, o grande “Fim-de-semana do Emigrante”. A organização, a cargo da VISEU MARCA, espera uma enchente de público nestes dias, com especial presença da comunidade na diáspora.

Nestes dias marcam a programação cultural do certame o concerto de Mariza, amanhã, sábado; o Festival Internacional de Folclore, domingo; e o concerto de David Carreira, segunda-feira, feriado.

Nas palavras de Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, “a Feira de São Mateus está de braços abertos para receber a comunidade na diáspora e é este fim-de-semana o epicentro das tradições e da cultura portuguesas, do fado ao folclore e à música popular”.

O Correio da Manhã, parceiro de media principal da Feira, tem também programadas diversas iniciativas neste fim-de-semana para acolher os visitantes.

O pontapé de saída deste fim-de-semana é dado no sábado, dia 13, com o concerto de Mariza, numa das atuações mais aguardadas do evento. A fadista sobe ao Palco Banco BIC pelas 22 horas, com o estatuto de recordista de pré-venda da Feira de São Mateus deste ano.

Já no domingo, dia 14, o Festival Internacional de Folclore leva os cantares, as danças e os trajes tradicionais de vários pontos do globo e do país à Feira Franca mais antiga viva da Península Ibérica. O Festival acontece pelas 21h30 e será de entrada gratuita. No festival estão representados grupos de folclore de Portugal, Itália, Roménia, Colômbia e Taiwan.

Na segunda-feira, dia 15, o senhor do Palco será David Carreira. O artista sobe ao Palco Banco BIC pelas 22 horas, e deverá seduzir o público com um concerto recheado de êxitos como “In Love” e “Primeira Dama”.

Os bilhetes para o concerto de Mariza e de David Carreira podem ser adquiridos no site de evento, em www.feirasaomateus.pt, nos quiosques de venda automática situados na própria Feira e no Forum Viseu, no site da Blueticket e nos restantes locais habituais.

A Organização da Feira aconselha a compra antecipada de bilhetes para evitar as filas nos dias dos concertos.

A Feira de São Mateus é a mais antiga feira franca viva da Península Ibérica, realizando-se de 5 de Agosto a 11 de Setembro. A Feira de São Mateus contará 624 edições em 2016 e será “espetacular e mais autêntica”, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. São 38 dias de Feira (16 dos quais com entrada paga) que darão palco a mais de 100 eventos, 32 concertos e 40 diversões, com a participação de 260 expositores. Desses, mais de 20% são estreantes, provenientes sobretudo do concelho de Viseu. Os números testemunham o impulso reformista da organização, entregue pela primeira vez pelo Município de Viseu à associação VISEU MARCA, mas só parcialmente dão conta da revitalização em curso no certame. Em 2016, a Feira de São Mateus regenera tradições há muito perdidas, propõe nova oferta de animação, apresenta o melhor cartaz de sempre e dá um novo salto na sua atratividade enquanto feira popular histórica de referência no país. “O ADN de Viseu é o motor desta renovação”, afirma João Cotta, Presidente da VISEU MARCA.

 

Fonte: Portal da Feira de São Mateus