Moinhos de vento, tulipas, tamancos, bicicletas, diques, tolerância social, artistas pelas ruas, tribunal de Haia são alguns dos pensamentos e das referências quando é mencionado o Reino da Holanda.

Tem uma monarquia constitucional e um parlamento democrata com uma população aproximada de 19 milhões de habitantes. É um país pequeno, mas é membro fundador da união europeia e em conjunto com a Bélgica e Luxemburgo constituem a Benelux. Situa-se na Europa Ocidental, faz fronteira a norte e oeste com o mar do norte, a sul com a Bélgica, e a leste com a Alemanha.

Geograficamente a Holanda é um país de baixa altitude, em que aproximadamente 27% da área e 60% da população estão abaixo do nível do mar. Uma grande parte da sua área foi obtida através da recuperação e da preservação de terras com a construção de um sistema de diques muito sofisticado. Por todas estas alterações, o clima na Holanda é um pouco incaracterístico, uma vez que a região do litoral sofre influência do clima atlântico e as regiões do interior sofrem a influência do clima continental, formando um clima marítimo moderado. Nas regiões do litoral devido à influência do mar do norte e do Oceano Atlântico, os Invernos são moderados e os Verões são amenos, mas com ocorrência de precipitação ao longo do ano. Nas regiões do interior, os Invernos são mais frios e os Verões mais quentes, mas continua bastante precipitação ao longo do ano.

Considerado o país onde se trabalha menos por hora, os países baixos estão no ranking entre os 10 mais felizes do mundo. Dizem que por trabalharem menos, os holandeses além de mais felizes são altamente produtivos. A grande maioria dos trabalhadores realizam uma jornada de 35 horas por semana. Sendo cada vez mais comum encontrar aqueles que desempenham suas atividades apenas de segunda a quinta-feira.