O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, classificou os portugueses no mundo como “empreendedores económicos, sociais e culturais” e referiu a aposta do Governo na criação de “oportunidades para o encontro e a partilha de experiências” destes cidadãos nas suas cidades e regiões de origem em Portugal.

O governante falava a 23 de maio, na Casa dos Açores, em Lisboa, onde ocorreu a apresentação pública do I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que terá lugar entre 5 e 8 de julho, no município da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores.

Em nota divulgada pelo Portal Diplomático vem referido que José Luís Carneiro notou que os encontros de investidores da diáspora visam promover o investimento em Portugal, mas também apoiar a internacionalização de empresas, tendo por base as comunidades portuguesas residentes em diferentes pontos do globo.

Esta iniciativa é a primeira de cariz regional, seguindo-se a outros encontros promovidos pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas em Sintra (2016) e Viana do Castelo (2017).

Em nome do Governo dos Açores, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, referiu que a diáspora açoriana é constituída por cerca de 1 milhão de pessoas entre açorianos e descendentes de açorianos. “Desejamos potenciar a força da diáspora açoriana e dar a conhecer, com maior profundidade, setores da economia açoriana como o turismo, a economia do mar e o agroalimentar, mas também a aposta que tem sido feita na ciência e na investigação na nossa região”, contextualizou, acrescentando que “a ideia é que nestas áreas em particular, noutras também, possamos evidenciar as potencialidades do Açores”, afirmou.

O encontro está aberto à presença de investidores da diáspora, não apenas açorianos, mas de outros pontos do país e do mundo, incluindo empresários sedeados em Portugal que desejem concretizar a sua internacionalização com base na diáspora.

A iniciativa contará com a presença de membros do Governo de Portugal e do Governo Regional dos Açores, bem como de responsáveis de entidades públicas.

Na sessão de apresentação estiveram também presentes responsáveis de entidades a quem competirá operacionalizar o evento: a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), Luísa Pais Lowe e o Diretor Regional das Comunidades no Governo Regional dos Açores, Paulo Teves.

A iniciativa será ainda levada a cabo com o envolvimento da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e do Município da Praia da Vitória.

Luísa Pais Lowe referiu que a inscrição para o Encontro Intercalar da Diáspora é gratuita e poderá ser feita para o endereço de correio eletrónico gaid@mne.gov.pt, através da página do GAID no Portal das Comunidades, onde a informação será regularmente atualizada.

PORTAL DIPLOMÁTICO