Fonte: Página da CCPL-Confederação da Comunidade Portuguesa no Luzemburgo. O Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, inaugurou oficialmente no passado dia 2 de Dezembro o Projeto de Integração Local e de Apoio ao Reconhecimento (PILAR), promovido no Grão-Ducado pela Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL).

O PILAR (Projecto de Integração Local e de Apoio ao Reconhecimento) é um projecto financiado no âmbito da 6ª geração do Programa Escolhas e promovido pela CCPL (Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo). É um espaço para os jovens luso-descentes (e não só) de Esch onde decorrerão diversas actividades: Actividade desportivas; Apoio escolar; Apoio na procura de emprego; Dança; Dinâmicas de grupo; Fotografia; Jogos; Música; Orientação escolar e profissional; Vídeo.

O Projecto tem como objectivos centrais: Desenvolver actividades educativas e formativas com crianças, jovens e adultos, envolvendo e responsabilizando os seus encarregados de educação; Contribuir para a inserção profissional das/os jovens através de actividades que promovam a orientação vocacional e a empregabilidade; Capacitar as/os jovens na utilização das TIC, potenciando as suas oportunidades de inserção escolar, profissional e social.

Para além da CCPL o projecto tem como parceiros: NEPL – Cordenação do Ensino Português no Luxemburgo. RFPP – Grupo Folcolórico Províncias de Portugal, CCP- Centro Cultural Português de Esch, FACVL – Federação das Associações Cavoverdeanas no Luxemburgo. Maison des Jeunes de Esch, Cohabitage, Camara Municipal de Esch-sur-Alzette

Mais informações acerca do PILAR