São seis os temas que vão integrar este desafio fotográfico que pretende promover Portugal e a sua Diáspora espalhada pelo Mundo. Os vencedores serão conhecidos no âmbito do IV Encontro dos Investidores da Diáspora que decorrerão em Dezembro de 2019.

A Diáspora Lusa convida fotógrafos e amantes de fotografia de todo o mundo a participar no INSTA PORTUGAL, o 1.º Concurso Internacional de Fotografias de Portugal e da Diáspora Portuguesa no Mundo organizado por este portal global de comunicação.

Este desafio fotográfico, que tem como objetivo reconhecer, divulgar e promover Portugal e as suas Comunidades no Mundo, será composto por seis categorias: Monumentos, Festas Populares Portuguesas, Férias em Portugal, Sabores de Portugal, Festas na Diáspora, Paisagens de Portugal. As fotografias deverão ter por alvo pessoas, objectos ou locais, naturais ou construídos, situados em Portugal e nos países de destino da Diáspora Portuguesa no Mundo ou que de algum modo com eles se relacionem.

“O INSTA PORTUGAL pretende estimular novas visões e revelações sobre PORTUGAL e a sua Diáspora, Cidades, Vilas e Aldeias, a sua Gastronomia e Património Construído, Monumentos e Paisagens, sob variadas perspectivas. Será também uma oportunidade de homenagear todos os Portugueses residentes nas nossas Comunidades” refere a Diáspora Lusa, acrescentando ainda que a iniciativa tem como objetivo reunir IMAGENS e colocar em interação PORTUGAL com os Portugueses da Diáspora, enquanto agentes particularmente ativos e reconhecidos, quer nas comunidades portuguesas em que se inserem, quer na sociedade do respetivo país de acolhimento.

O dia 14 de Julho, data em que termina o I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesas realizado no Porto, serve de pretexto para o lançamento do INSTA PORTUGAL. As inscrições abrirão online na página oficial do evento www.diasporalusa.pt/insta-portugal nesse dia e terminam no dia 15 de novembro de 2019. Os vencedores serão anunciados publicamente no IV Encontro dos Investidores da Diáspora, em Dezembro de 2019, e pelos meios de comunicação social nacionais e internacionais.

“Os vencedores do INSTA PORTUGAL terão a oportunidade de ver os seus trabalhos expostos nos eventos nacionais e internacionais que se irão realizar pela Diáspora Lusa em conjunto com os seus parceiros durante o ano de 2020. Para além deste reconhecimento, as fotografias irão integrar um suplemento especial da Revista Diáspora Lusa Magazine e todas irão merecer o devido destaque no portal www.diasporalusa.pt e redes sociais”, acrescenta a organização.

Página oficial do Concurso: www.diasporalusa.pt/insta-portugal 

Mais informações: www.diasporalusa.pt | info@diasporalusa.pt