Turismo de Portugal

0 / 5

O Turismo de Portugal, I.P. é a entidade pública central responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da actividade turística.

NOTÍCIAS

AGENDA

OPORTUNIDADES

 

Integrado no Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da actividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.

A missão do Turismo de Portugal consiste em:

  • Qualificar e desenvolver as infra-estruturas turísticas;
  • Desenvolver a formação de recursos humanos;
  • Apoiar o investimento no sector;
  • Coordenar a promoção interna e externa de Portugal como destino turístico;
  • Regular e fiscalizar os jogos de fortuna e azar.

Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos motores de crescimento da economia portuguesa.

 

Entidades Públicas Regionais com responsabilidades na área do Turismo.

Estão definidas cinco áreas regionais de turismo em Portugal Continental, que refletem as áreas abrangidas pelas unidades territoriais utilizadas para fins estatísticos NUTS II – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

A estas entidades regionais de turismo compete valorizar e desenvolver as potencialidades turísticas e gerir de forma integrada os destinos no quadro do desenvolvimento turístico regional de cada uma das áreas correspondentes, de acordo com as orientações e diretrizes da política de turismo definida pelo Governo.

O modelo de gestão estimula o envolvimento dos agentes privados na ação destas entidades e determina também a existência de quatro órgãos: a assembleia geral, onde têm assento as entidades participantes; a comissão executiva, órgão executivo e de gestão da entidade regional; o conselho de marketing, responsável pela aprovação e acompanhamento da execução do plano de marketing; e o fiscal único.

De acordo com os respetivos estatutos, as entidades regionais de turismo adotam as seguintes denominações:

– Turismo do Porto e Norte de Portugal, com sede em Viana do Castelo;
– Turismo Centro de Portugal, com sede em Aveiro;
– Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, com sede em Lisboa;
– Turismo do Alentejo, com sede em Beja;
– Região de Turismo do Algarve, com sede em Faro.
Contactos Entidades Regionais de Turismo

 

 

  • Endereço EDIFÍCIO-SEDE
    Rua Ivone Silva, Lote 6
    1050-124 Lisboa

Publicar Nova Análise

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *