Comunidades Portuguesas oferecem oportunidades vastas e diversificadas

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, enalteceu o “grande potencial” existente na diáspora portuguesa, tanto para o investimento e para a promoção do desenvolvimento de Portugal, como para a internacionalização da economia portuguesa com base nas comunidades.

O governante falava a 7 de julho, no encerramento dos trabalhos do I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que teve lugar no município da Praia da Vitória, na ilha Terceira (Açores).

“A diáspora portuguesa comporta muitas, vastas e diversificadas oportunidades”, referiu o governante, destacando a importância dos encontros de investidores da diáspora como espaços de diálogo, de aprendizagem e de trabalho conjunto entre os vários atores.

“É emocionante poder ouvir os testemunhos dos nossos investidores da diáspora. São pessoas que transformaram as dificuldades em oportunidades e conhecendo as histórias de vida de cada um, podem encontrar-se as lições para enfrentar os obstáculos que surjam no futuro”, observou José Luís Carneiro.

 

A iniciativa foi classificada de “aposta ganha”

O I Encontro Intercalar dos Investidores da Diáspora permitiu o estabelecimento de parcerias concretas e a manifestação de intenções de investimento em áreas como o agroalimentar, o turismo e o lazer e as tecnologias da informação e da comunicação.

Muito elogiados foram, também, os momentos de apresentação de políticas públicas do Governo de Portugal e do Governo Regional dos Açores, que permitiram um melhor conhecimento sobre as oportunidades e as áreas estratégicas de desenvolvimento de Portugal e dos Açores como a agricultura, as florestas, o mar, a energia ou o ambiente.

O governante agradeceu ainda a boa cooperação manifestada pelo Governo Regional dos Açores tendo em vista a organização conjunta do evento.

Na sua intervenção, o Secretário Regional de Relações Externas dos Açores, Rui Bettencourt, aproveitou para agradecer a todos quantos vieram aos Açores para participar no Encontro, salientando os diversos contributos, a aprendizagem e histórias de vida partilhadas, endereçando um agradecimento especial “para todos aqueles que não tendo nascido nos Açores têm acreditado nos Açores e têm investido nos Açores”.

O governante salientou ainda a importância progressiva da “tomada de consciência da força da diáspora”, que advém do posicionamento de um milhão de Açorianos no mundo, nos Estados Unidos, no Canadá, Bermuda e Brasil.

O II Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora deverá realizar-se na Madeira

A iniciativa contou ainda com a presença de Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação da Madeira, com a tutela das comunidades madeirenses, e serviu de oportunidade para anunciar que o II Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora deverá realizar-se entre os dias 25 e 28 de junho, no Funchal

O evento teve lugar entre os dias 5 e 8 de julho e foi organizado pelo Governo de Portugal, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, pelo Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, com o GAID – Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, a SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e a Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Estiveram presentes mais de 110 participantes, entre entidades públicas, investidores, representantes de câmaras de comércio e associações empresariais vindos de 11 países.

NOTÍCIA: Portal Diplomático