O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, contactou, entre os dias 7 e 9 de junho, com comunidades portuguesas residentes em França, nas cidades de Cenon, Toulouse e Pontault-Combault.

O governante visitou, a 7 de junho, Cenon, nos arredores de Bordéus, onde decorreu a 10ª Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia Portuguesa, organizada pela associação Alegria Portuguesa da Gironde. Esta visita contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e permitiu também dialogar com dirigentes de associações portuguesas, sobre os apoios ao associativismo da diáspora, mas também sobre as oportunidades de ingresso e frequência do ensino superior português para emigrantes e lusodescendentes.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e interiores

A 8 de junho José Luís Carneiro participou na 4ª Feira Lusitana de Gastronomia e Artesanato de Toulouse. Nesta iniciativa foi desenvolvido, por alunos de língua portuguesa, um mural sobre o Dia de Portugal, sob orientação da professora Cristina Graça. Esta iniciativa integrou-se no atelier cultural organizado com o objetivo de juntar à feira iniciativas com dimensão pedagógica e promotora da língua portuguesa.

No dia 9 de junho José Luís Carneiro participou na 44ª Festa Franco-Portuguesa de Pontault-Combault, cidade situada na região de Paris.

Em todas estas deslocações José Luís Carneiro enalteceu a boa integração dos portugueses em França, bem como o modo caloroso e solidário como foram acolhidos no seio da sociedade francesa, numa demonstração clara dos valores humanistas que unem os dois países – Portugal e França.
José Luís Carneiro salientou a importância de serem esses princípios de paz, justiça social e fraternidade a nortear a evolução do projeto europeu, nomeadamente no que concerne aos cidadãos mais desprotegidos.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e fato

O governante destacou a importância dos protocolos celebrados, em 2017, entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e as autarquias de Cenon e de Pontault-Combault. “Estes acordos formalizaram o estabelecimento de parcerias entre o estado português e estes municípios franceses, visando aprofundar a integração da comunidade portuguesa nestas sociedades, tendo já tido tradução em várias iniciativas concretas e que vemos de forma muito positiva”, referiu José Luís Carneiro.

Para além de valorização da herança cultural e histórica portuguesa, esta visita permitiu promover junto de um vasto público português e lusodescendente a qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e as oportunidades de ingresso no ensino superior para cidadãos emigrantes.

A imagem pode conter: 4 pessoas

Nas festividades foram criados expositores com informação pública, a cargo dos serviços consulares portugueses e onde estiveram presentes representantes da Direção Geral do Esnino Superior e de várias instituições de Ensino Superior portuguesas: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Institutos Politécnicos de Bragança, Leiria, Setúbal e Tomar.

A comitiva incluiu a presença do Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, dos Cônsules-Gerais de Portugal em Paris e Bordéus, António Moniz e Marcelo Mathias e do Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, Miguel da Costa, bem como da coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, Luísa Pais Lowe.

Marcaram ainda presença vários conselheiros das comunidades portuguesas, e dirigentes associativos e ainda autarcas de municípios portugueses.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé