No âmbito da visita ao Reino Unido, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas deslocou-se a 17 de janeiro a Manchester.

Nesta cidade, o governante teve oportunidade de visitar os serviços consulares, onde contactou com vários cidadãos portugueses e pôde perceber o seu estado de espírito, que apesar da indefinição relacionada com o processo do Brexit é, em termos gerais, de tranquilidade.

De acordo com a nota que vem divulgada na página do Ministério dos Negócios Estrangeiros, José Luís Carneiro realizou ainda um almoço de trabalho com conselheiros das comunidades e dirigentes associativos da área de jurisdição de Manchester, que abrange não apenas parte do território de Inglaterra, mas também o País de Gales, a Escócia e a Irlanda do Norte.

Nestes encontros foram anunciadas as medidas previstas no plano de contingência do Estado português no contexto do Brexit, que preconizam um reforço dos meios nos serviços consulares, tendo em vista o aumento da capacidade de resposta às necessidades dos cidadãos.

Uma das medidas a tomar será a criação da linha de atendimento Brexit+, no contexto do Centro de Atendimento Consular (CAC), que proporcionará informação sobre elementos necessários para atendimento nos serviços consulares, bem como o agendamento dessas visitas consulares. Foi ainda colocada em aberto a possibilidade de um reforço do número de permanências consulares a realizar nos diferentes territórios, numa lógica de proximidade com as comunidades.

De referir que nesta área de jurisdição prevê-se, em 2019, a realização de 19 permanências consulares em 10 cidades.

O governante reuniu ainda com os trabalhadores do consulado geral de Manchester, tendo aproveitado por agradecer à equipa liderada pelo Cônsul Geral Jorge Cruz a disponibilidade manifestada para alargarem o horário de atendimento dos serviços, no contexto do plano de contingência.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, fato e interiores

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, casamento e interiores

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, sapatos e interiores

 

FONTE: Ministério dos Negócios Estrangeiros