São cerca de sessenta os restaurantes de Paris que servem vinhos portugueses de produtores de várias regiões demarcadas.

A iniciativa partiu de Karine da Costa uma Lusodescendente de Famalicão que trabalha neste projeto desde 2018, apresentado no IV Encontro de Investidores da Diáspora que está a decorrer até Sábado em Viseu.

“De há dois ou três anos para cá, era muito difícil encontrar vinhos portugueses nos restaurantes de Paris. Mas agora já começam a aparecer”, contou Karine da Costa.

Esta empreendedora iniciou com os vinhos verdes, mas atualmente trabalha também com produtores das regiões do Dão, do Douro e do Tejo. Para o próximo ano, já está a planear juntar os vinhos do Algarve, do Alentejo e de Lisboa.

“Primeiro começo pela seleção das vinhas e só trabalho com pequenos produtores, independentes, que dão importância ao meio ambiente, e com castas autóctones”, explicou Karine

Só este ano, Karine fez chegar cerca de 2.500 garrafas de vinho a Paris. “Normalmente, vou aos restaurantes para combinar uma prova dos vinhos. Vejo o tipo de restaurante e de comida que serve e faço uma seleção dos vinhos que represento e que poderão combinam melhor”, esclarece.

Saiba mais AQUI