Os líderes de Portugal e dos Países de Língua Portuguesa reúnem-se esta terça-feira em Nova Iorque, depois das intervenções de abertura do Debate Geral da 73.ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A reunião informal dos chefes de Estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem início às 16:00 locais, 21:00 em Lisboa, com uma duração esperada de duas horas e meia.

Vão estar presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ao lado dos representantes lusófonos.

A reunião é promovida por Cabo Verde, país que assume a presidência temporária da CPLP.

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, desloca-se a Nova Iorque, entre 24 de setembro e 1 de outubro de 2018, para participar na 73ª Sessão da Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos dias 25 a 28 de setembro, a Secretária Executiva assiste à plenária do debate geral da AG ONU, designadamente às intervenções dos Estados-membros da CPLP, e participa num encontro informal dos Chefes de Delegação dos Estados-membros da CPLP à 73ª AG ONU – convocado por Cabo Verde, país que assume a Presidência pro tempore da Comunidade.

De acordo com a notícia divulgada no site da CPLP, à margem da AG ONU, Maria do Carmo Silveira vai também participar em eventos paralelos, como o encontro de alto-nível sobre “Coleta, Uso e Partilha de Provas para Fins de Julgamento Criminal em Casos de Terrorismo” com o co-patrocínio da França, Nigéria, Suíça e União Europeia organizado conjuntamente com a Diretoria Executiva do Comité de Contra Terrorismo (CTED), a Associação Internacional de Procuradores (IAP), e o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) e ainda num debate subordinado ao “Crescimento Económico através do Empreendedorismo Feminino”.

A convite dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Arménia e Madagáscar e da Secretária-geral da OIF, a Secretária Executiva da CPLP marcará presença numa receção de Alto Nível da Francofonia, no quadro da mobilização francófona para a XVII Cimeira da Francofonia, a decorrer na Representação Permanente da OIF junto das Nações Unidas.

Estima-se, ainda, que Maria do Carmo Silveira vai encetar encontros bilaterais, nomeadamente, com o Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, embaixador Viegas Filho, e com as Secretárias-gerais da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Michelle Jean, da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), Rebeca Grynspan, e da Commonwealth, Patricia Scotland.

A CPLP detém o estatuto de Observador da AG ONU, desde a resolução 54/10 de 26 de outubro de 1999, tendo em consideração que a cooperação entre as Nações Unidas e a Comunidade assume-se como mutuamente vantajosa.

Mais informação em Assembleia Geral da ONU