A UNESCO aprovou o Dia Mundial da Língua Portuguesa. António Sampaio da Nóvoa apontou como sendo um “momento muito importante” para a língua de Camões.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e António Sampaio da Nóvoa, Embaixador de Portugal para a UNESCO, aponta o “momento muito importante” para a língua de Camões.

A decisão foi tomada ontem na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, na reunião do seu conselho executivo.

O ECO refere que todos os países lusófonos se uniram para introduzir esta proposta, mas receberam o apoio de países como Argentina, Chile, Georgia, Luxemburgo ou Uruguai, e a proposta foi aprovada por unanimidade.

Na proposta apresentada ao conselho executivo, os países lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério Sul e que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo.

Marcelo feliz com decisão da UNESCO sobre Dia da Língua Portuguesa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou-se com a decisão da UNESCO de recomendar a proclamação de 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Numa nota publicada no portal web da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “congratula-se com o endosso, por unanimidade, pela comissão da UNESCO do 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

O chefe de Estado menciona que “atualmente a língua portuguesa é a quarta língua mais falada no mundo, com mais de 260 milhões de falantes” e considera que a decisão da UNESCO constitui um reconhecimento do seu papel “para o património da humanidade, como língua de diálogo e de cooperação entre povos e culturas”.

O Presidente da República “felicita o embaixador de Portugal na UNESCO, professor doutor António Sampaio da Nóvoa, por este reconhecimento”, bem como “a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e todos os falantes da língua portuguesa”.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros também já saudou este passo, referindo que “a Comissão do Programa e Relações Exteriores do Conselho Executivo da UNESCO aprovou hoje uma decisão que recomenda à próxima Conferência Geral da UNESCO a adoção de uma resolução proclamando o 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa”.