O território de Macau continua a dar prioridade aos seus naturais, mas há múltiplas oportunidades para estrangeiros, sobretudo para os portugueses.

Procuram advogados porque a legislação é igual à portuguesa, mas não só. Também são necessários arquitetos, engenheiros, técnicos especializados e profissionais ligados à área do turismo. O território tem ainda uma enorme dinâmica na construção, sobretudo associada à indústria hoteleira e turística, o que pode beneficiar estes perfis.

Há uma comunidade portuguesa muito coesa no território e um interesse muito grande por profissionais portugueses, qualificados. Mas quem pensa que em Macau se fala português está muito enganado, os idiomas oficiais são o chinês e o português, sendo que o mandarim e o Cantonês são os mais falados e o inglês é utilizado como língua de negócios.Porém, as contratações para Macau gozam de uma especificidade: a língua, que pode ser um grande obstáculo, para muitas funções falar Inglês não chega, se não tiver nenhuns conhecimentos de Mandarim e/ou Cantonês.

Regime de entrada e estada

Os portadores de passaporte de Estados-membros da União Europeia (incluindo Portugal) não necessitam de vistos para períodos de permanência até 90 dias.
Para obtenção do BIR (Cartão de Residente) é necessário fazer o pedido de autorização de residência, este é dirigido ao Chefe do Executivo, assinado pelo interessado ou seu representante, e entregue no Serviço de Migração.
Do requerimento deve constar a indicação da actividade que o requerente exerce ou pretende vir a exercer na RAEM, bem como a motivação do pedido.

Como e onde procurar?

Devido ao facto de se encontrarem diversas empresas portuguesas, assim como, muitos Portugueses em Macau, o contacto directo é a melhor opção para informação de eventuais vagas e apoio na procura de emprego.

Devido aos grandes investimentos dos Hoteis na região, deve-se ter em conta eventuais oportunidades nessas empresas, assim como, a constante necessidade de Advogados Portugueses nas sociedades, grande parte delas portuguesas.