Sérgio Marques, Secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus, garantiu no parlamento madeirense que a Região está pronta para ajudar se Portugal acionar plano de regresso de emigrantes na Venezuela.

Apesar de ser uma hipótese pouco provável, Sérgio Marques reconheceu que a Venezuela está a viver uma grande crise económica e social que afeta a comunidade madeirense, masi, ainda assim, são poucos os casos de regresso de emigrantes madeirenses, como já havia sublinhado em finais do ano passado na Assembleia Regional.

Sérgio Marques garantiu que a Madeira tem um plano de contingência para um eventual regresso massivo, mas diz que essa questão não se coloca neste momento, nem mesmo perante os problemas por que passam os emigrantes na Venezuela.

O secretário disse ainda que tem havido diálogo com o governo nacional e que há apoios previstos e atribuídos a idosos e emigrantes carenciados, destacando a importância do movimento associativo. Disse ainda que o Governo tem acções concretas de apoio para emigrantes que regressam, nomeadamente através das Segurança Social e das Instituições Particulares de Solidariedade Social.