No passado dia 17 de junho 2021, a secretaria regional da Economia assinou um protocolo de cooperação com a Presidente Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Suíça-Portugal sediada na Suiça, Marina Prévost-Mürier (www.ccissp.ch)  com vista à internacionalização da economia da Região Autónoma da Madeira junto do mercado suíço.

Logo no inicio do mês de setembro a Madeira recebeu a visita de 21 investidores suíços que decorreu ao longo da semana anterior. 

Realizou-se no passado sábado, 4 de setembro, no Hotel Next, no Funchal, o encontro com os 21 investidores suíços que contou com a presença do secretário regional da Economia, Rui Barreto, da diretora da Invest Madeira, Filipa Ferreira, da presidente Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Suíça-Portugal, Marina Prévost Mürier (www.ccissp.ch), da SDM, representada por Rafael Gomes de Oliveira e da TPMC, representada por Tânia Castro.

O objetivo passou  por dar a conhecer a Madeira e as suas potencialidades de investimento, assim como preparar a participação da Região no Salão do Imobiliário, Investimento e Turismo Portugal – Suíça, que decorrerá em janeiro de 2022 no MESSE Basel Congress Center na cidade de Basileia www.siit-suisse.ch e que é coorganizado pela CCISSP presidida pela Dra. Marina Prévost-Mürier 

De acordo com nota divulgada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Suíça-Portugal, “através desse protocolo, a Região pretende fomentar a exportação dos produtos e serviços regionais para este mercado, divulgando as suas potencialidades nas áreas de Comércio e do Investimento.”

Por sua vez, o secretário regional da Economia defende que “a insularidade não pode construir uma ameaça, mas sim uma oportunidade estruturante para o desenvolvimento e diversificação da nossa Economia”.

Para Rui Barreto estas missões “são um passo importante para as empresas regionais, para atrair investimento e para promover a Economia da Madeira nos mercados externos”.

A Invest Madeira é a estrutura de missão do Governo Regional, sob a tutela da secretaria regional da Economia, através da qual se materializa a diplomacia económica. A sua principal missão é proporcionar um ambiente facilitador de contactos junto dos agentes dinamizadores regionais, promovendo oportunidades de negócio bilateral entre o tecido empresarial regional e os mercados externos, em áreas como processos de captação de investimento nas áreas do Real Estate, Turismo, do Centro Internacional de Negócios da Madeira, Saúde, Inovação, entre outras.