Considerado um dos mais importantes eventos internacionais dedicado às empresas do setor da Pedra Natural, o Marmomac decorre em Verona, Itália, e conta com a maior participação portuguesa de sempre. No total, 65 empresas nacionais marcarão presença nesta feira. Destas, 10 pertencem ao Consórcio Inovstone 4.0, o Projeto Mobilizador que trabalha no sentido de dinamizar o setor das rochas ornamentais e a pedra portuguesa.

Se há um encontro imperdível para os profissionais que trabalham no setor da pedra natural, é o Marmomac e, este ano, o evento decorrerá entre 26 e 29 de setembro. Pelo quinto ano consecutivo, a cidade de Verona, em Itália, recebe esta feira que é, acima de tudo, uma vitrina de tudo o que existe de melhor na tradição e na inovação no setor da pedra natural.

No caso de Portugal, este ano, contará com 65 expositores de produtores e operadores que se destacam no panorama nacional e internacional, 10 dos quais pertencentes ao Projeto Mobilizador Inovstone 4.0. Aliás, esta será a maior participação do nosso país na Marmomac. Com esta presença, as empresas portuguesas esperam aumentar as exportações que, em 2017, chegaram aos 345 mil milhões de euros, fazendo dele um dos melhores anos de sempre. Além disso, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o primeiro semestre de 2018 teve já um aumento de cerca de 7% no volume de exportações, quando comparado com o período homólogo.

Para o Projeto Mobilizador Inovstone 4.0, esta é uma participação essencial e é com grande satisfação que encara a participação de 10 das empresas que constituem o seu consórcio. Nesse sentido, Agostinho da Silva, líder do Projeto Inovstone 4.0, assegura que “com a participação na Marmomac 2018, estas empresas estarão a promover a riqueza da pedra natural portuguesa, bem como todo o seu potencial e as suas inúmeras utilizações no design e na arquitetura. A par disso, estarão a destacar o que existe de mais inovador ao nível de equipamentos e software para trabalhar esta matéria-prima. Por outro lado, o facto de esta ser a maior participação portuguesa de sempre nesta feira tão importante, é já um sinal do trabalho que está a ser desenvolvido e da aposta que o setor das rochas ornamentais tem feito na inovação”.

Portugal e o Projeto Inovstone 4.0 estarão representados pelas seguintes empresas: CEI, Fravizel, Solancis, LSI Stone, Marfilpe, Frontwave, Pedramoca, Granialpa, Marmocazi e Mármores Galrão. Cada uma delas, irá apresentar soluções inovadoras e os seus produtos mais exclusivos contribuindo, uma vez mais, para fazer do setor da pedra natural do país uma referência internacional.

Os nossos parceiros em destaque
Os Mármores Galrão estarão em representação dos inigualáveis mármores portugueses. O destaque será dado ao mármore de Estremoz, exclusivo das suas pedreiras, cuja tonalidade única tem uma performance de excelência quando utilizado no exterior, devido às suas características técnicas.

Já a Solancis, apresentará as suas pedras calcárias de excelência, oriundas do Maciço Calcário Estremenho, e contará com exemplos da sua aplicação. De salientar que a empresa trabalha a pedra natural desde a sua extração à transformação, razão pela qual, especialmente nos últimos anos, tem feito um especial investimento em tecnologia inovadora, diferenciadora e sustentável.

Por sua vez, a LSI Stone, terá em exposição os seus calcários de elevada pureza, extraídos das melhores pedreiras do país. Graças às características dos seus calcários e aos mais avançados equipamentos de corte e acabamento de pedra, esta empresa é uma das mais conceituadas em Portugal e no mundo, sendo reconhecida pelo sua ligação à Arquitetura e ao Design.

A Fravizel, uma das mais importantes empresas de engenharia metalomecânica do país, conta com 30 anos de história e também estará presente na feira Marmomac. No seu stand estarão presentes algumas das suas novidades, nomeadamente acessórios e máquinas, desenvolvidos com o objetivo de facilitar o trabalho das várias empresas que trabalham no setor da rocha natural.

O stand Pedramoca será, uma vez mais, um espaço em que a verdadeira natureza da pedra estará em evidência. Sem quaisquer artifícios, o melhor da pedra natural portuguesa estará em destaque, permitindo que os visitantes vejam todo o seu potencial, não só no tratamento, como na utilização.

Uma das mais importantes empresas portuguesas de extração de granitos, a Granialpa é, também, uma das representantes do Projeto Mobilizador Inovstone 4.0. No seu stand não vão faltar as novidades, especialmente as mais exóticas e exclusivas.

A Marfilpe irá expor no seu stand 24 produtos, quase todos exclusivos, com origem nas suas pedreiras em Moleanos e Angola. Dois dos produtos em exposição são resultado do processo de inovação em curso na empresa, ambos produzidos a partir de matéria-prima da pedreira Moleanos, recorrendo ao inovador CNC Waving Style.

Por sua vez, a CEI (Companhia de Equipamentos Industriais), irá apresentar na Marmomac as mais recentes tecnologias INDUSTRY 4.0, cujo objetivo é tornar as empresas do setor das rochas ornamentais verdadeiras smart factories.

Já a Frontwave estará a divulgar dois projetos internos que se encontram em curso: o INNOWALL, um projeto de desenvolvimento e produção de um sistema de parede em pedra modular multifuncional, e o SMARTSTONE, uma ferramenta que permite aproximar utilizadores e fornecedores de produtos de pedra natural, através de algoritmos de seleção avançados. Para além da divulgação dos projetos de Investigação e Desenvolvimento, a empresa também irá promover os seus serviços Laboratoriais e de visão artificial, destinados, em exclusivo, ao setor da pedra natural.

A Marmocazi, especialista na transformação de mármores e calcários, fundada em finais dos anos 40, não só tem acompanhado e contribuído para o setor das rochas ornamentais como será uma das representantes portuguesas e do Projeto Inovstone 4.0 no evento Marmomac.