O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) adiantou que os emigrantes também terão acesso à moratória no crédito à habitação e que está a ser preparada um moratória nos créditos ao consumo.

Em entrevista ao programa “Tudo é Economia”, da RTP3, Faria de Oliveira adiantou que a medida está a ser trabalhada e deverá ficar fechada nos próximos dias.

O Presidente da APB anunciou ainda que a moratória privada vai incluir, além do crédito ao consumo, “a área do crédito à habitação que não seja de habitação própria permanente“, abrindo a possibilidade que também os “não residentes, isto é, aos emigrantes” possam pedir atrasos nas prestações dos empréstimos.

Faria de Oliveira referiu que está quase tudo preparado para estas moratórias avançarem. O que falta? “Tivemos a precaução de consultar a Autoridade da Concorrência. (…) Recebemos algumas recomendações, estamos neste momento a tentar introduzi-las”, sublinhou, prometendo novidades para “muito brevemente, nos próximos dias”.

O presidente da APB notou ainda que o financiamento às empresas tem tido algumas falhas. “Inicialmente houve algumas dificuldades de natureza processual e burocrática. Nas novas linhas que vão ser anunciadas em breve espero que este tipo de problemas seja facilitado. Os bancos estão a levar cerca de dois, três dias a fazer a sua aprovação inicial, o que é muito bom”, disse.

Fonte: eco.sapo.pt