A Secretaria de Estado das Comunidades tem vindo a anunciar um conjunto de ferramentas que visa facilitar a relação dos portugueses com a Administração, nomeadamente nos serviços consulares.

Já em funcionamento, está a ferramenta do “Consulado em casa” que permite um conjunto de serviços sem necessidade de deslocação às instalações consulares.
Nesta ferramenta, é possível requerer certificados diversos que são posteriormente enviados para casa do cidadão requerente por correio. “Inscrição consular, Certidões,Certificados de residência, Registo criminal” são os documentos anunciados nesta nova ferramenta.
 
O pagamento continua a não poder ser efectuado através de cartão de crédito ou débito sendo o vale postal ou o cheque os pagamentos aceites e o valor de cada serviço deve ser solicitado pelos contactos mencionados na página do Consulado de Portugal em Londres.
 
Na sua última visita à capital britânica, o Secretário de Estado José Luís Carneiro, anunciou ainda para 2017 a abertura de um “Espaço do Cidadão” em Londres, a exemplo do já instalado em Paris onde os portugueses já podem interagir com uma dezena de entidades em Portugal.
 
No decurso da sua visita, o Governante anunciou ainda o Acto Único Consular que integra uma aplicação que permite acompanhar o cidadão migrante em mobilidade. O registo nesta plataforma é feito online obtendo-se um número que basta accionar para identificar o seu titular.