Precisamente neste dia há 839 anos, o Papa Alexandre III emite a bula “Manifestis Probatum” que confirmou D. Afonso Henriques como Rei de Portugal, tornando Portugal oficialmente um reino independente.

Corria o ano de 1179 quando D. Afonso Henriques conseguiu que o Papa reconhecesse a independência de Portugal e o nomeasse oficialmente Rei de Portugal.

Anteriormente, em 1143, na altura em que foi assinado o tratado de Zamora, Afonso VII de Leão e Castela reconheceu Portugal como reino e D. Afonso Henriques como rei, mas o primeiro rei do nosso país não se contentava com isso e, com a ajuda do arcebispo de Braga, visava o reconhecimento do Papa, algo que só aconteceria 36 anos depois.

Não é todos os dias que uma nação se pode orgulhar de festejar o seu aniversário, especialmente se falarmos de um dos países mais antigos do mundo. Apesar de não existir consenso entre os historiadores sobre a data que assinala o nascimento do nosso país, esta parece ser a mais correcta ou, pelo menos, a mais oficial de acordo com os costumes da época em que o Papa e a Igreja Católica governavam a Europa.

De todo o modo, hoje não se esqueça de celebrar e cantar os parabéns a Portugal !