A Association des Diplomés Portugais en France (AGRAFr) realizou no passado sábado, dia 30 de setembro, o 1º Encontro de Investigadores Portugueses em França nos Salões Eça de Queirós do Consulado-Geral de Portugal em Paris.

O encontro – que contou com os oradores Graça Raposo (PhD, CNRS, Institut Curie), Nuno Ferrand de Almeida (PhD, UP, CIBIO-InBio) e David Marçal (PhD, Ciência Viva, rede GPS.PT) e cujo debate foi moderado pela presidente da associação Ana Rita Furtado – teve como tema “Portugal e França: a Ciência e a Sociedade”.

A AGRAFr considera os investigadores portugueses como “embaixadores de Portugal pelo mundo fora” e, por isso, “pretende usar a ciência como veículo de comunicação entre a comunidade científica que reside em Portugal e a que escolheu França para os seus projetos”. Os temas da mesa redonda e do debate centraram-se na história da relação entre os dois países numa perspetiva científica e na construção de valores, ideias e relações por parte dos cientistas e da sociedade.

Entre os presentes no evento encontravam-se o Cônsul-Geral Adjunto em Paris, João de Melo Alvim, o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo e o deputado do grupo parlamentar do Partido Socialista, Paulo Pisco.

Fonte: Consulado Geral de Portugal em Paris