A petição “Também somos portugueses” vai ser entregue na Presidência da Assembleia da República no próximo dia 23 de janeiro, pelas 15:30. Estarão presentes Jorge Lacão, Vice-Presidente da Assembleia da República, António Cunha, Conselheiro das Comunidades Portuguesas e primeiro signatário da petição, Flávio Martins, Presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portugueses, Paulo Costa, do grupo Migrantes Unidos, e Lia Matos, ex-presidente do Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona.

Tendo ultrapassado as 4.000 assinaturas, esta petição, que visa simplificar o recenseamento e voto dos portugueses, será obrigatoriamente discutida no plenário da Assembleia da República.

A Assembleia da República iniciará de seguida um processo de consultas e audições sobre a petição, antes de proceder à sua votação daqui a alguns meses.

Os três pontos da petição são:

– Recenseamento eleitoral automático aquando da alteração da morada para o estrangeiro no Cartão de Cidadão

– Recenseamento via postal e via Internet para quem reside no estrangeiro

– Introdução da modalidade de voto eletrónico para os portugueses residentes no Estrangeiro

Durante os Diálogos com a Comunidade, em que membros do governo se encontraram no passado fim de semana com a comunidade portuguesa no Reino Unido, a representante do Ministério da Administração Interna declarou que a primeira medida, o recenseamento automático dos emigrantes, já está em estudo.

“É com extrema satisfação que iremos proceder à entrega desta petição, em que participaram e se empenharam portugueses de todo o mundo. Trata-se de um momento histórico na vida das comunidades portuguesas”, declarou Paulo Costa. “Estamos já a trabalhar na segunda fase deste processo, reunindo com os partidos políticos e entidades governamentais de modo a assegurar a votação favorável e a implementação da petição”.

Contactos:

e-mail: contacto@tambemsomosportugueses.org

Site Web: www.tambemsomosportugueses.org

Facebook: https://www.facebook.com/tambemsomosportugueses

Telefone: +44-7778-129836 / +351-916242208 (Paulo Costa)