Decorreu na passada semana em Macau o 43º Congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo. Participaram 45 agências de viagens e operadores turísticos portugueses que se juntaram a 45 congéneres chinesas, num encontro para tentar fechar parcerias e até mesmo negócios.

Neste evento, Portugal apresentou-se em Macau como uma “porta de entrada da China na Europa”. A expressão é de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, que lembrou ainda a importância da posição de Portugal como ponte para a América e África.

Em Julho arrancou o primeiro voo directo entre Portugal e a China, pela Beijing Capital Airlines, permitindo uma conexão a Macau. Os resultados já se estão a fazer sentir: até Setembro, mais 40% de turistas em termos homólogos. Foram cerca de 191 mil os turistas chineses a chegar ao país. O ritmo é para manter no próximo ano, acredita Ana Mendes Godinho.

“Não há dúvida que o mercado chinês é um mercado de futuro”, concluiu a secretária de Estado. Para ganhar escala e mais motivos de interesses para este público, a promoção portuguesa está a ser feita de forma conjunta, com Espanha. Mas em sentido inverso, a China – e mais concretamente Macau – quer aprender (novamente) com os portugueses.

Alexis Tam, secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, lembrou o protocolo assinado com Caldeira Cabral em 2016 para a cooperação no turismo entre os dois territórios. Numa altura em que Macau procura diversificar a sua oferta “em várias frentes – como a afirmação do seu património da UNESCO – e deseja estadias mais longas, Tam deixa claro o convite: “os profissionais de turismo portugueses têm em Macau uma boa base para aproveitar as oportunidades”.

Da parte da APAVT, que representa as agências de viagens, essa vontade encontra resposta. Pedro Costa Ferreira, na abertura deste congresso, recordou a “honra e alegria” do evento em regressar a Macau, parte de uma “região que vai marcar o desenvolvimento económico da década”, a China.

O Congresso Nacional da APAVT é considerado pela generalidade da imprensa e do setor como o principal fórum de debate turístico nacional.

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