O “Melhor Destino do Mundo” mostra-se na 40.ª edição da FITUR, que decorre de 22 a 26 de janeiro, em Madrid, através da presença das sete Agências Regionais de Promoção Turística e mais de 160 empresas. O stand português ocupa 915 metros quadrados, no Pavilhão 4, onde estarão representadas 90 empresas nacionais.

A presença portuguesa nesta feira internacional de turismo fica marcada pelo reconhecimento, por parte da Organização Mundial do Turismo (OMT), do Observatório de Turismo dos Açores e do Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve, que passam a integrar a sua Rede Internacional de Observatórios (INSTO).

Também durante a FITUR, nas High-Level Sessions (organizadas pela WTTC – World Travel &Tourism Council) e na Sessão FITUR Talent 2020 (responsabilidade de OMT) o Turismo de Portugal vai partilhar as internacionalmente reconhecidas Boas Práticas no âmbito da Formação e Recursos Humanos em turismo e receberá também o prémio de Melhor Destino Turístico Acessível do mundo, atribuído em 2019. 

Espanha é um mercado estratégico para Portugal, contabilizando 2,1 milhões de hóspedes até novembro de 2019 – um crescimento de 9,3% relativamente ao período homólogo de 2018. Este país é também o 1.º mercado no conjunto da procura externa para o Norte, Centro e Alentejo, e 3.º em Lisboa e nos Açores. No Algarve e na Madeira ocupa a 6.ª e 8.ª posição, respetivamente.​​

Fonte: Turismo de Portugal