A Professora Emérita Irmã Mary Noel Menezes, pioneira dos estudos luso-caribenhos e luso-guianenses, foi homenageada pela Universidade da Guiana, sábado, 3 de dezembro de 2016 em Georgetown, na Guiana. Nascida em Georgetown em 1930, a Irmã Mary Noel Menezes, titular de dois doutorados honoris causa e dois prémios nacionais da Guiana, publicou o seu primeiro artigo sobre a comunidade portuguesa da Guiana em 1984. Em seguida foram publicados dois livros, vários artigos académicos, capítulos de livros, e artigos de jornais, em Inglês e em Português.

O trabalho da Irmã Menezes continua a ser o ponto de referência para qualquer estudo de caso sobre outras luso-comunidades minoritárias da Guiana e do Caribe Anglófono. Ela inspirou várias teses de mestrado, bem como duas teses de doutorado sobre os portugueses de Trinidad & Tobago e da Guiana. Os seus colegas continuam a referenciar o seu trabalho, incluindo publicações recentes como a do Edward A. Alpers e da Molly Ball, “‘Portuguese’ Diasporas: A Survey of the Scholarly Literature” (em “Imperial Migrations: Colonial Communities and Diaspora in the Portuguese World”, por Eric Morier-Genoud and Michael Cahen, Londres, Palgrave Macmillan, 2012), e a do Malyn Newitt “Emigration and the Sea: An Alternative History of Portugal and the Portuguese” (Oxford UP, 2015).

Enquanto outros estudiosos (geral e principalmente historiadores e cientistas sociais) tinham escrito sobre os portugueses da Guiana também, o trabalho da Irmã Menezes permanece uma fundação excelente, oferecendo à sua nação e à sua região, assim como à diaspora madeirense, uma visão ampla da história, da herança, da cultura e do patrimônio dos seus ancestrais, inclusive a contribuição da Igreja Católica Romana na Guiana, o papel da mulher portuguesa, o lugar e a importância do drama e da música na comunidade portuguesa, a sociedade portuguesa de beneficiência e muito mais, indo além das tradicionais análises socioeconómicas do papel dos imigrantes portugueses do período de pós-emancipação nas Caraíbas.
A Universidade de Guiana resssaltou as contribuições de Irmã Menezes através da Conferência Ilustre Inaugural Irmã Mary Noel Menezes, convidando a Dra. Jo-Anne S. Ferreira, da Universidade das Índias Ocidentais, St Augustine (Trindade e Tobago), a apresentar a palestra convidada sobre o tema “O Impacto da Obra da Irmã Mary Noel Menezes sobre os Estudos Lusófonos na Guiana e nas Caraíbas”. A Dra. Ferreira sublinhou a importância do trabalho da Irmã Menezes quanto à identidade portuguesa nesta região e ao entendimento da complexidade social das nações anfitriãs.

O evento aberto ao grande público incluiu uma citação em nome de Sr Menezes, duas reflexões e apresentações por vários dignitários da Universidade da Guiana, a apresentação de uma doação ao Mercy Boys’ Home (um lar para meninos, fundada pela Irmã Menezes), e um excelente cocktail-recepção.

 

Artigo de Jo-Anne Ferreira, Correspondente da Diáspora em Trinidad & Tobago