A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e o Diretor de Edições e Cultura da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Duarte Azinheira, assinarão, no dia 29 de junho, às 14h30, um protocolo que visa o reforço das políticas públicas e a consolidação de uma estratégia partilhada e integrada para a promoção da língua portuguesa e dos seus autores, potenciando o conhecimento e o interesse pela cultura portuguesa no panorama internacional.

Este protocolo permitirá apoiar a divulgação de documentos relevantes da Diáspora Portuguesa no mundo, estando já definidas as seguintes áreas de colaboração: coleção «Comunidades Portuguesas- Estudos e documentos sobre Diáspora Portuguesa»; coleção «Comunidades Portuguesas – Textos de criadores da Diáspora»; e coleção «Biblioteca de Textos Fundamentais sobre Política Externa».

Estes projetos editoriais serão definidos por um Conselho Editorial Independente, não remunerado, a quem compete selecionar e dar parecer sobre os aspetos literários, científicos e culturais. O Conselho será constituído, de entre personalidades de reconhecido mérito cultural, por quatro elementos, sendo presidido por Luís Filipe de Castro Mendes.

A assinatura do protocolo contará também com a presença da entidade parceira, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., representado pelo seu presidente, Luís Faro Ramos, e terá transmissão em direto através da rede social Facebook ????(https://www.facebook.com/MNEdePortugal/ e https://www.facebook.com/ImprensaNacional/)