O Reino Unido é uma das grandes potências mundiais tendo sido, em 2012, a 8ª economia e o 5.º maior importador, ocupando também um relevante 3.º lugar no ranking dos investidores. É um mercado muito competitivo, maduro e exigente e ainda funciona como plataforma de acesso privilegiado aos países da Commonwealth. Sendo já um parceiro comercial estratégico para Portugal, constata-se que o potencial por explorar para todos os produtos inovadores e de elevada incorporação tecnológica, de qualquer setor, ainda é grande, oferecendo interessantes oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.

A economia do Reino Unido, no contexto europeu tem-se revelado uma das que melhor resistiu à crise internacional. As importações do RU têm registado um aumento promissor; tratando-se de um grande mercado de mais de cerca de 64 milhões de consumidores, onde se destaca uma classe média/alta com um dos mais elevados poderes de compra do mundo, o que faz dele, um dos mais desejados.

São várias as empresas nacionais que procuram neste mercado uma alternativa válida à venda de bens e serviços para outros mercados comunitários, pelo facto de não pertencer à Zona Euro, pelo seu posicionamento geo-estratégico, pelo seu crescimento económico não obstante o contexto desfavorável, pelo volume de importações, pelo potencial de crescimento que apresenta ao nível do consumo interno e pela complementaridade com a oferta portuguesa.

Apesar do BREXIT, o Reino Unido poderá continuar a oferecer excelentes oportunidades de negócio.