O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas viaja na terça-feira para o centro de Moçambique, devastado pelo ciclone Idai, que, admitiu o chefe de Estado moçambicano, Luís Filipe Nyusi, poderá ter causado a morte a mil pessoas.

Na região da Beira, a mais afetada na província de Sofala, o número de portugueses residentes registados no Consulado de Portugal na capital da província de Sofala aproxima-se dos 2.500 portugueses.

José Luís Carneiro vai contactar com a comunidade portuguesa e as autoridades moçambicanas.

Ler mais em DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Dezenas de portugueses perderam casas e bens em Moçambique

“Até agora não há registo de cidadãos portugueses mortos, feridos ou em situação de perigo” devido à passagem do ciclone Idai em Moçambique, mas “várias dezenas” perderam casas e bens.

“Felizmente, até agora não temos registo de cidadãos portugueses mortos, feridos ou em situação de perigo, mas ainda não conseguimos contactar todos (…) Infelizmente, temos já noticia de várias dezenas de compatriotas nossos que perderam as suas casas e os seus bens e que se encontram alojados por exemplo em unidades hoteleiras ou noutras casas de amigos ou vizinhos e estamos a fazer os levantamentos desses danos nos bens pessoais”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em Bruxelas.

Ler mais em JORNAL DE NOTÍCIAS

Foto: Foto Cruz Vermelha/reuters