A assinatura de um acordo de mobilidade jovem, designado “Entendimento sobre um regime para férias com trabalho”, com o Governo da Nova Zelândia, fará parte do programa da deslocação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, à Austrália e à Nova Zelândia, entre os dias 4 e 12 de março.

De acordo com o comunicado oficial do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades a que tivemos acesso, a visita, que será acompanhada por Luís Faro Ramos, Presidente do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., inclui contactos com representantes políticos dos dois países e diversos encontros com as comunidades portuguesas e outras entidades nas cidades australianas de Sidney, Melbourne e Perth, e na Nova Zelândia, em Auckland e Wellington.

Serão assinados os primeiros protocolos de cooperação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e municípios estrangeiros fora da Europa, em concreto com Inner West Sydney e Melbourne.

Estes instrumentos de cooperação envolverão a participação de associações portuguesas na Austrália, visando reforçar a sua integração institucional, bem como a sua capacidade de intervenção em áreas como a educação, a cultura ou o apoio social.

A estes protocolos soma-se um memorando de entendimento a ser firmado com a associação de cariz social e de apoio comunitário “CO.AS.IT”.

A visita servirá, igualmente, para impulsionar a criação de associações e de redes de portugueses radicados na Austrália em domínios como a investigação académica, o ensino do português, o apoio social e a igualdade de género.

Ainda no âmbito da educação, destaque para a entrega de vários volumes de livros infantojuvenis e dicionários de português a instituições associativas, tendo em vista a criação ou o reforço de bibliotecas.

Adicionalmente, serão homenageados, com a entrega da Medalha de Mérito das Comunidades, dois cidadãos portugueses radicados na Austrália, Graciete Ferreira e José Manuel de Góis e será também atribuída a Placa de Mérito das Comunidades ao Museu Etnográfico Português da Austrália.

A deslocação contemplará, por fim, a realização de uma reunião do Conselho Regional da Ásia e Oceânia do Conselho das Comunidades Portuguesas.

Residem cerca de 55 mil portugueses na Austrália, enquanto na Nova Zelândia o número de cidadãos nacionais ronda os 1500.

Programa completo da  deslocação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas à Austrália e Nova Zelândia