Os secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e da Saúde, Rosa Valente de Matos, iniciaram este sábado uma visita de seis dias à Venezuela, um país que a comunidade lusa local explica ter mudado drasticamente nos últimos meses, desde logo pela crise generalizada.

 

Em Caracas, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, prevê iniciar a visita com uma reunião com os conselheiros das comunidades portuguesas e integrantes da Associação de Médicos Luso-venezuelanos (Assomeluve), organismo responsável pela Rede Portuguesa de Assistência Médica e Social.

 

Um pouco por todo o país, são conhecidos casos de famílias de portugueses, sobretudo idosos que dependem de ajuda económica dos filhos e familiares, que enfrentam dificuldades para conseguir medicamentos para a hipertensão ou a diabetes, que muitas vezes são escassos no país ou que chegam a preços proibitivos à Venezuela.

Além de Caracas, José Luís Carneiro manterá reuniões com portugueses nas cidades de Barcelona, Barquisimeto, Valência e Maracay.

Estão igualmente previstos encontros com as autoridades locais e embaixadores da União Europeia em Caracas.

Integram a comitiva portuguesa o secretário Regional de Educação da Madeira, Jorge Carvalho, que possui a tutela das comunidades madeirenses, o diretor-geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela, e o vice-presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Paulo Feliciano.