Diáspora Lusa Canadá

0 / 5

Plataforma dedicada ao CANADÁ. Para os Portugueses e Lusodescendentes que residem, trabalham ou visitam este país.

 

 

 


 

Aviso

A partir de 9 de novembro de 2016 entrará em vigor um sistema de electronic Travel Authorization (eTA) para os portadores de passaportes de Estados que não carecem de visto de entrada no Canadá. Aplica-se apenas às entradas por via aérea. A eTA será um requisito necessário para os cidadãos nacionais que transitem ou tenham como último destino o Canadá. Até ao próximo dia 9 de novembro, a apresentação do eTA por cidadãos estrangeiros, que entrem no Canadá por via aérea, não será exigida, embora seja aconselhável a sua obtenção.

Saiba mais acerca deste novo requisito de entrada no Canadá

 

Informações gerais

Clima

O Inverno, que se estende de Novembro a Abril poderá ser extremamente rigoroso, nomeadamente em certas zonas do país, com temperaturas que chegam a várias dezenas de graus negativos. O restante período do ano regista normalmente temperaturas amenas, dependendo da localização de cada região. Aconselha-se, assim, a consulta do sítio “Info Tempo” (www.theweathernetwork.com) ou do “Weather Office” do Governo canadiano (www.weatheroffice.gc.ca/canada_e.html) que mantém atualizada a informação meteorológica relativa a todo o Canadá.

Língua

As línguas oficiais são o Inglês e o Francês (usado sobretudo no Québec).

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o Dólar canadiano. As operações de câmbio são fáceis. A maior parte dos cartões de crédito (Visa, Mastercard, American Express) são aceites neste país.

 

Regime de entrada e estada

Os portadores de passaporte português não necessitam de visto para visitas até 6 meses. O período de estada máxima permitida será indicado à entrada no país por um carimbo no passaporte. Não pode ser ultrapassado indevidamente esse prazo, situação que é encarada com o maior rigor pelas autoridades locais.

Para fins de trabalho, estudo ou residência permanente, deverão ser solicitados os vistos adequados junto duma representação diplomática canadiana. O passaporte deverá ser válido até pelo menos um dia após a data de saída prevista do Canadá.

A partir de 30 de setembro de 2016, os luso-canadianos apenas poderão sair e entrar no país, por via aérea, se munidos do seu passaporte canadiano, deixando de poder apresentar o passaporte português juntamente com o respetivo Cartão de Cidadão Canadiano (“Citizenship Card”).

Aconselha-se vivamente a consulta do sítio “Citizen and Emigration Canada” (www.cic.gc.ca/english/index-can.asp) que atualiza a informação das condições de entrada de estrangeiros, o blogue da Embaixada (http://embportugalotava.blogspot.ca) que inclui o Guia da Emigração, Comércio e Turismo, e o do Consulado Geral em Toronto (http://conselhosaosviajantes.blogspot.pt), neste caso no que respeita às regiões do Ontário e Manitoba.

 

Condições de segurança

As condições de segurança são geralmente boas mas recomendam-se os habituais cuidados nos grandes centros urbanos.

Outras informações importantes

Número de emergência (Polícia, ambulâncias e bombeiros): 911

 

Transportes

Transporte aéreo

Existem aeroportos internacionais na maioria das grandes cidades e capitais provinciais, com especial relevância para o Ottawa MacDonald-Cartier Airport e os de Toronto, Vancouver e Montreal.

Transporte rodoviário

A Rede rodoviária é geralmente boa, mas algumas áreas mais remotas são apenas acessíveis por via aérea. Atendendo à dimensão do país e às grandes distâncias a serem, normalmente, percorridas, aconselha-se o uso de GPS.

Transporte ferroviário

A Rede ferroviária é limitada fora das áreas de maior concentração populacional.

 

Alojamento

O Canadá oferece uma ampla variedade de alojamento. Individualmente ou através de uma agência de viagens, qualquer viajante terá à sua disposição uma grande escolha de modalidades de alojamento. Para mais informações listam-se, de seguida, as páginas oficiais de turismo, na Internet, de cada Província ou Território canadianos:
– Alberta: http://travelalberta.com;
– Columbia Britânica: http://www.hellobc.com;
– Manitoba: http://www.travelmanitoba.com;
– New Brunswick: http://www.tourismnewbrunswick.ca;
– Territórios do Noroeste: www.spectacularnwt.com;
– Nova Escócia: http://www.gov.ns.ca/econ/tourism;
– Nunavut: http://www.explorenunavut.com/index.php;
– Ontário: http://www.ontariotravel.netTCISSegmentsWeb/main.portal?language=EN;
– Príncipe Eduardo: http://www.tourismpei.com/index.php3;
– Saskatechwan: http://www.sasktourism.com;
– Quebeque: http://www.bonjourquebec.com/qc-fr/pournousjoindre.html;
– Yukon: http://travelyukon.com.

 

Cuidados de saúde

A assistência médica poderá ser providenciada por hospitais, médicos e clínicas. As pessoas que não dispuserem de seguro de saúde canadiano terão de proceder ao pagamento direto e imediato dos custos de consultas, medicamentos e tratamentos. Devido aos custos elevados dos cuidados médicos no Canadá, aconselha-se a aquisição dum seguro médico/de viagem para o período de estada prevista no país. Os seguros funcionam bem e são eficazes.

Tanto o regime geral como seguros privados canadianos dão cobertura dos serviços de saúde essenciais aos nacionais canadianos e aos estrangeiros com estatuto de residência permanente. Cada província tem um conjunto de requisitos próprios para a obtenção do cartão de saúde (“health insurance card”) mediante o pagamento de uma contribuição mensal pelo utente para os residentes (nacionais ou estrangeiros).

A rede sanitária é boa, não havendo informação quanto a doenças endémicas.

Para mais informações, consultar:
– Agência de Saúde Pública: http://www.phac-aspc.gc.ca/new_e.html
– http://health.gov.on.ca;
– Médicos: http://relocatecanada.com/findadoctor.html;
– Dentistas: http://relocatecanada.com/findadentist.html;
– Centro anti-veneno: Tel. 1 8002671373;
– Informação geral: http://relocatecanada.com/canada.html.

 

Telecomunicações

As telecomunicações são boas. O telemóvel adquirido no estrangeiro funciona desde que previamente convertido para o sistema norte-americano.

 

Informações úteis

Existe um Acordo de Segurança Social de 1981 com um ajuste complementar com o Québec de 1991.

Contactos úteis:
-Royal Canadian Mounted Police (RCMP) Communications Centre: Tel. 1 8002676788;
– http://www.cbsa-asfc.gc.ca/travel/visitors-e.html.

Representações diplomáticas de Portugal no Canadá:
– Embaixada de Portugal em Ottawa;
– Consulados Gerais de Portugal em Montreal, Toronto e Vancouver.

Horário de atendimento da Seção Consular da Embaixada de Portugal em Ottawa: dias úteis, das 9h às 13h00.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt

 

Notas Importantes:

As informações supra foram obtidas a partir do Portal das Comunidades do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal na qual consta a seguinte comunicação: as presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizados pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Consulte outras informações e advertências nos Avisos e Política de Privacidade.

 

Dados estatísticos da população em Observatório da Emigração.

Publicar Nova Análise

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *