Assinalam-se hoje, dia 1 de Março de 2017, os 727 anos da Universidade de Coimbra.

Estudar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional. Com uma incontornável herança histórica, a Universidade de Coimbra conta com um património material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial. É desde 2013 Património Mundial da UNESCO.

Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade foi-se estendendo por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada no século XX com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e já neste século com um terceiro Pólo, na área das ciências da saúde.

Hoje em dia, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e mais de 22 mil alunos.

As comemorações do seu 727.º aniversário começam às 12h com a Missa Solene na Capela de São Miguel. Pelas 14h30, a Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos) recebe a habitual Sessão Solene. A cerimónia começa com a intervenção de Ernesto Costa em representação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. De seguida Rita Marnoto, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apresenta Madalena Victorino, vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2017, no valor de 25 mil euros. A coreógrafa, professora e programadora vai receber o galardão e apresentar uma conferência intitulada “As Danças dos Dias: Diário de um percurso de trabalho sobre o corpo comum, a sua imaginação e a sua luz”. A cerimónia continua com a intervenção do Reitor da UC, João Gabriel Silva, seguida da entrega das cartas doutorais aos novos Doutores e a homenagem aos aposentados e jubilados.

 

Fonte: noticias.uc.pt